Logo ParquetSP
Use e abuse da madeira!
 | 

Você tem vontade de usar a madeira na decoração, mas não sabe como criar um ambiente agradável com ela sem deixar o visual pesado? Pois então, perca o medo, porque a madeira pode ser utilizada de diversas maneiras, tanto em destaque no ambiente como em pequenos detalhes e de ambas as maneiras é possível alcançar o resultado final belíssimo e muito charmoso. Que tal algumas dicas sobre como decorar com madeira?

Madeira no piso – os pisos de madeira talvez sejam uma das formas mais comuns de explorar esse material, mas isso não significa que os pisos de madeira não tenham seu charme, muito pelo contrário. A madeira é bastante utilizada nos pisos porque ela pode combinar com qualquer tipo de decoração. Você pode conseguir criar um ambiente rústico com a madeira de demolição, um ambiente mais moderno com tacos em desenhos variados, um clássico com assoalhos, um ambiente sustentável com bambu, teca e eucalipto, entre muitas outras opções.

Madeira no teto – no teto a madeira pode estar presente seja como forro ou então como brise. Os brises têm sido utilizados no teto também, como um elemento decorativo, conseguindo um visual diferenciado e muito belo. Além desses dois, o roda forro ainda ajuda a dar um acabamento especial no teto de madeira.

Madeira nas paredes – revestir as paredes com madeira além de criar um ambiente charmoso e elegante ainda ajuda a manter a temperatura em seu interior e melhorar a acústica, em razão das caraterísticas da madeira. Se você quiser criar sensação de amplitude num ambiente, elimine o rodapé e complemente a parede com a mesma madeira utilizada no piso. Essa dica ajuda muito a alongar um espaço.

Painéis de madeira – os painéis de madeira que antes eram utilizados somente para televisão agora são explorados de várias maneiras e em todos os cômodos da casa. O painel continua atrás das televisões, porém, também migrou para a cozinha, onde complementa os móveis ou o piso. Também estão nos quartos, na cabeceira das camas, formando divisórias em ambientes conjugados e decorando as paredes que queremos destacar. O painel pode ser o plano de fundo de uma decoração com fotografias, de um jardim suspenso, do espelho, das luzes entre muitas outras ideias.

Móveis de madeira – um móvel de madeira traz muito charme para qualquer ambiente, e muita gente tem optado por esse material por ele ser elegante. Todos os ambientes podem ter móveis que mantêm a textura da madeira, porém tenha o cuidado de evitar móveis com o mesmo tom dos pisos de madeira. Procure fazer uma diferença entre esses tons para ter destaque nos móveis e o ambiente não ficar cansativo ou monótono.

Use e abuse da madeira - ParquetSP

Escadas de madeira – a madeira na escada pode complementar os pisos de madeira, o que vai dar destaque para a escada a fazer com que ela harmonize com a decoração. Acabamentos como o Nosing e o cordão de madeira também ajudam a decorar a escada e dar um charme especial.

Detalhes em madeira – elementos de acabamento em madeira também contribuem para sua decoração. O rodapé, o roda forro, o cordão madeira, corrimão, a soleira, molduras, são alguns exemplos de decorações que você explorar em seus ambientes. Além de darem um toque especial, esses elementos têm sua funcionalidade, assim você além de usufruir dos seus benefícios ainda consegue um visual diferenciado para seu espaço.

Além dessas utilizações da madeira para decoração, você ainda pode decorar, também, o exterior com madeira. Os painéis são utilizados no jardim, na parede da churrasqueira em piscinas, assim como os decks também são explorados nesses espaços e ainda os pergolados, um elemento charmoso que decora e cria um espaço funcional.

Apenas tenha o cuidado de sempre escolher a madeira adequada para a utilização que você quer dar a ela, afinal, algumas podem ser pesadas demais para certos detalhes e outras pouco resistentes às intempéries se forem utilizadas em ambientes exteriores.

Deixe sua imaginação falar mais lato, alie ao seu bom gosto e consiga o equilíbrio perfeito.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross