Logo ParquetSP
Você conhece a Peroba Dourada?
 | 

A variedade de espécies encontradas nas florestas brasileiras encanta os olhares de pesquisadores do mundo todo. Isso porque as nossas florestas são riquíssimas em espécies vegetais e animais, que poderiam ser melhor exploradas pela ciência em benefício do ser humano e suas atividades. Porém, muitas espécies já são exploradas e servem como matéria prima para diversos produtos. Entre essas espécies está a peroba dourada, que vamos conhecer agora.

Peroba dourada

Nas florestas amazônicas podemos encontrar esse gigante, uma belo exemplar da riqueza da flora brasileira. A peroba dourada ou mulateiro, como é chamado na Amazônia, é uma árvore majestosa que pode atingir cerca de 15 a 40 metros de altura.

Pertencente a classe das Magnolipsidas e ao gênero Calycophyllum, a peroba dourada (C. spruceanum) é também conhecida por outros nomes, como pau-mulato, mulateiro, pau-marfim, mulateiro-da-várzea e capirona.

Sua ocorrência se dá não somente no Brasil, mas em outros países como Bolívia, Equador, Colômbia e Peru. Na Amazônia é possível encontrar agrupamentos dessa espécie que são chamados de matas de pau-mulato. Eles preferem estar em ambientes mais úmidos, como em áreas de várzea e até mesmo em solos argilosos.

A peroba dourada possui uma bela floração. Suas flores são agrupadas em e cimeiras e tem um visual vistoso e ainda um aroma cativante, com uma coloração que é branca esverdeada. Já o tronco da peroba dourada é lenhoso, possui uma boa resistência e ramificações, sendo mais largo na base e afinando-se em direção ao topo.

Exploração da peroba dourada

A peroba dourada é uma espécie utilizada para diversos fins. A extração da madeira da peroba dourada se dá para a fabricação de pisos de madeira, para o emprego em marcenaria, também é utilizada para cabos de ferramentas, é uma boa madeira para fabricação de objetos torneados, também para compensados e ainda para fabricação de esquadrias.

Trata-se de uma madeira dura e compacta, classificada como moderadamente pesada e por isso, a sua resistência é muito boa, o que a classifica como uma ótima madeira para ser entalhada e que traz excelente custo-benefício.

A peroba dourada ainda tem uma aplicabilidade especial. Por se tratar de uma árvore pioneira e também pelas características de seu tronco, ela é muito empregada para a restauração de áreas degradadas por desmatamento e outras atividades. Também tem seu espaço garantido no paisagismo.

Mas a utilização da peroba dourada não se dá apenas para extração da sua madeira ou para plantio. A peroba também tem aplicações medicinais e isso é explorado. Na medicina caseira indígena a peroba dourada oferece curas através da sua casca, do córtex e da sua seiva.

A casca da peroba dourada tem ação curativa em cortes na pele, o córtex pode ser empregado para curar infecções oculares. Já a seiva tem ação antibacteriana, repelente e também antioxidante. Por isso, a mesma tem sido explorada pela indústria cosmética em produtos que eliminam manchas da pele, para prevenção de rugas e ainda para tratar cicatrizes.

Por sua aplicabilidade a peroba dourada precisa ser preservada e cultivada, porém, para que isso seja possível é preciso que produtores estejam atentos para a época da produção de sementes. Isso porque a reprodução da peroba por estaquia não é indicada, pois o rendimento é baixo. Então, é preciso fazer a colheita dos frutos antes que eles estejam maduros, pois assim que atingem a maturação adquirem uma cor avermelhada e se abrem, as sementes, leves, são carregadas pelo vento.

Quem opta pela madeira da peroba dourada para seu piso pode ter certeza de que vai usufruir de vantagens como:

  • Excelente estabilidade;
  • Alta durabilidade;
  • Ótima resistência;
  • Baixa sensibilidade à luz;
  • Resistente à deterioração.

Com o tratamento certo e escolhendo uma boa empresa, o piso de peroba dourada estará belo por muitos em muitos anos em seus ambientes.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross