Logo ParquetSP
Você sabe o que é um piso multilaminado?
 | 

 Na hora de escolhermos um piso para nossos ambientes sempre fica a dúvida sobre qual deles optar. São tantos modelos e materiais que o mercado oferece que a gente acaba ficando muito indecisa sobre qual seria o melhor para cada ambiente, qual combinaria melhor com a decoração, qual teria maior durabilidade, o melhor custo benefício, entre tantas outras questões. Hoje quero apresentar para você um piso de madeira muito interessante e que talvez acabe com suas dúvidas sobre qual piso escolher. Estou falando do piso multilaminado.

O piso de madeira multilaminado

Com certeza você já ouviu falar dos tacos de madeira, os assoalhos, pisos prontos e até mesmo do piso vinílico, mas e o piso multilaminado, você conhece? Assim como os demais pisos de madeira o multilaminado também é fabricado com esse material e pode ser contado em diversas espécies de madeira, o que traz para o consumidor várias opções de coloração e tonalidade que podem combinar com as mais diferentes decorações, compondo ambientes variados e segundo o desejo de cada um.

O piso multilaminado, apesar de fabricado em madeira, tem uma diferença para os demais pisos, em especial para os pisos de madeira maciça. Isso porque o multilaminado traz uma tecnologia diferente dos outros pisos, que faz com que sua estrutura seja diferenciada e interessante.

Ao passo que pisos maciços são fabricados com placas de madeira inteiriças que são serradas nas dimensões desejadas, o piso multilaminado não é maciço, porém, isso não significa que seja de má qualidade. Como dito anteriormente, a vantagem do piso multilaminado é que ele traz em sua fabricação tecnologia, que permite que seja um piso resistente, bonito e compacto.

A estrutura do piso de madeira multilaminado é composta por mais de uma lâmina de madeira e essas lâminas são torneadas e cruzadas entre si garantindo uma estrutura mais resistente e estável para o piso multilaminado. Sua fabricação é feita com madeira tropical, ou seja, as nativas das florestas brasileiras, porém, essa madeira é proveniente de reflorestamento, assim, embora utilizando espécies nativas e originais das matas, a fabricação desse piso não impacta o meio ambiente.

As lâminas de madeira do piso multilaminado ainda recebem um revestimento de madeira nobre, ou seja, uma espécie resistente e valorizada no mercado por sua qualidade e suas caraterísticas naturais. Essa capa de madeira nobre que reveste o laminado tem espessura de 0,6 mm, o que faz desse piso um piso compacto e resistente. E o que ainda garante maior durabilidade para este piso são as camadas de verniz que ele recebe.

Sobre a capa de madeira nobre que reveste o laminado são aplicadas oito camadas de verniz e ainda é feita a aplicação de óxido de alumínio numa dessas camadas. Esses tratamentos vão garantir que o piso de madeira multilaminado adquira ainda mais resistência contra as agressões diárias que irá sofrer e também ganhe um visual belíssimo em função do brilho que as camadas de verniz vão proporcionar. Também ficará protegido contra riscos, infiltrações e outros acidentes que possam comprometer a durabilidade do piso.

Cuidado com o laminado

Porém, apesar de ser um piso resistente e durável, com excelente custo-benefício  para o consumidor, é preciso que tenhamos cuidado com ele, porque sendo de madeira o multilaminado não é indicado para alguns ambientes, como os externos e aqueles que precisam ser lavados com muita água ou ainda que sofram ação constante da umidade. O piso multilaminado deve ser instalado apenas em ambientes secos. Ainda é preciso recorrer a uma limpeza que não carregue produtos químicos ou abrasivos para não comprometer sua aparência e a qualidade da madeira.

Você pode proteger seu multilaminado contra riscos colocando nos pés dos seus móveis proteções de feltro ou silicone, em especial em poltronas e cadeiras que podem ser movimentadas mais facilmente, porém dê atenção também às mesas e armários. Dessa maneira seu piso multilaminado ficará belo por muito mais tempo!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross