Logo ParquetSP
Você sabia que a iluminação faz toda a diferença no piso pronto?
 | 

Ficamos tão preocupados com a decoração de um ambiente, a cor das paredes e os móveis que acabamos não dando muita atenção para um detalhe igualmente importante: a iluminação. Você sabia que a iluminação tem impacto sobre um ambiente de diversas maneiras e que também pode fazer a diferença no aspecto do piso pronto de madeira? Entenda essa relação e acerte nas luzes de seus ambientes.

Os tipos de luzes encontrados no mercado

Antigamente as luzes que encontrávamos no mercado eram aquelas que possuem filamentos, com se fossem serpentinas, fabricadas em vidro e chamadas de luzes quentes, porque projetavam calor.

Com o avanço da tecnologia as luzes fluorescentes começaram a invadir de vez o mercado, trazendo economia e um impacto ambiental discutível, porque elas contêm substâncias poluentes.

Agora, vemos no mercado mais um tipo de luz que começa a cair no gosto do consumidor, as luzes de LED, uma tecnologia ainda mais econômica e que produz luz muito forte, sendo que apenas uma lâmpada é capaz de iluminar um espaço grande.

Esses são os tipos mais populares de luzes para aplicação em residências, no comércio e também em empresas. Porém, ainda temos luzes especiais para caos diversos: coloridas, frias, que imitam a luz solar, entre muitas outras.

Das luzes utilizadas para residências encontramos variações na cor da luz, sendo que algumas possuem uma coloração mais branca e outras parecem ser amarelas. Você sabe por que acontece essa variação?

Texto-horizontal-Tipo-de-iluminacao-ParquetSP

Porque a luz varia entre as cores branca e amarela?

Existem lâmpadas coloridas que são fabricadas em vidro tingido e com isso oferecem iluminação verde, azul, vermelha, rosa e outras. Porém, a luz comum para iluminação de residências varia entre o amarelo e branco, e essa variação é chamada de temperatura da cor da lâmpada.

 A medida da temperatura da cor é feita em unidades kelvin (K). Quanto mais amarela é uma lâmpada, menor é o seu grau kelvin, e quanto mais branca e próxima ao azulado, maior é a sua medida de graus kelvin.

Como os graus kelvin influenciam no piso e no ambiente?

A grande influência da temperatura da cor da lâmpada no ambiente está no fato de que ela é capaz de distorcer as cores e fazer com que o ambiente fique diferente, interferindo na textura do piso e sua coloração.

O ideal para se preservar a aparência do piso pronto é optar pela iluminação até 3000 K, ou seja, uma luz um pouco mais amarelada, para que o ambiente, além de aconchegante, também não fique distorcido com o excesso de iluminação.

Uma luz neutra é aquela que está em 4.000 K e uma opção para quem deseja equilibrar o ambiente é mesclar a iluminação com lâmpadas neutras, assim, elas ajudam a manter a iluminação mais próxima do ideal para também manter o piso pronto com seu aspecto natural.

Texto-vertical-Tipo-de-iluminacao-ParquetSP

As luzes, o piso pronto e a decoração

Apesar de as luzes com muitos graus kelvin manterem uma iluminação bastante clara, esse excesso de luz prejudica as cores da decoração, e quando se trata de pisos de madeira ela interfere na apreciação das texturas do piso. A luz amarelada, com menos kelvin, ajuda a preservar essas cores e mantêm a aparência do piso mais bela.

Ao planejar um ambiente é interessante sempre observar onde desejamos dar destaque para elementos, que tipo de ambiente pretendemos criar, como desejamos que o ambiente seja em questão de aconchego, para escolher a melhor iluminação. Isso falando sobre o tipo de luz a ser utilizada e em quais pontos ela será instalada.

Antes de comprar o piso pronto é importante observar esse detalhe. Ou o piso é comprado segundo a iluminação da casa ou então a iluminação deve ser trocada depois de instalar o piso para que esse não seja desvalorizado e distorcido pela iluminação.

Vale a pena consultar também uma empresa especializada ou um decorador de interiores para lhe ajudar a equilibrar sua iluminação, seu piso e os demais elementos do ambiente.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross