SHOWROOM (11) 5053-8333

Como manter o taco de madeira por mais tempo

A madeira é um excelente material para ser utilizado no piso, tanto que encontramos o taco de madeira nas construções mais antigas e históricas, mas também é utilizado em prédios modernos e atuais. Isso porque a madeira nuca perde seu estilo e jamais deixa de ser tendência, além de ser fácil de associar a diversos tipos de decoração e criar ambientes variados, cheios de requinte e muito agradáveis, porque além de proporcionar um visual belíssimo a madeira também proporciona conforto, sendo que ajuda a manter a temperatura ambiente agradável e ainda atua como isolante acústico. Porém, essas vantagens se perdem quando não sabemos como manter o taco de madeira por mais tempo com sua beleza e vitalidade originais. Os pisos de madeira, quando não são tratados corretamente, ficam com um aspecto desgastado e sua durabilidade é comprometida. Para que você não tenha esse problema, preparamos este artigo sobre como manter taco de madeira e aproveitar suas vantagens por muito mais tempo.

 

Como manter taco de madeira: da instalação à raspagem

Instalação: antes de tudo é preciso que a instalação seja feita corretamente para que a madeira não seja prejudicada. Não há como manter o taco de madeira bonito e conservado se ele for mal instalado e num contra piso que apresente irregularidades e umidade. Para não ter problemas logo nos primeiros anos, observe a maneira correta de instalar o taco e também o local, para garantir que seu piso não sofra danos.

Limpeza: para quem não sabe como manter taco de madeira, é preciso que esteja atento à limpeza diária do mesmo. O taco não pode ser tratado da mesma maneira como os pisos de cerâmica, por exemplo, e é preciso limpá-los corretamente. No dia a dia, para fazer a limpeza mais leve, utilize uma vassoura de cerdas macias ou um esfregão com refil específico para tacos. Se for utilizar aspirador, cuidado para não riscar o piso. Você pode eliminar pequenas marcas e poeira com um pano úmido, mas bem torcido, porque a utilização de água na limpeza não é uma das maneiras de como manter o taco de madeira novo. Utilize a menor quantidade de água possível nessa limpeza.

Limpeza pesada: podem acontecer acidentes em seu piso ou então você poderá desejar uma limpeza mais completa de vez em quando, e como manter o taco de madeira bem higienizado nesses casos, sem o uso da água? A utilização de água no taco de madeira não é proibida, mas também não é indicada. Você não poderá lavar seu taco, porque a madeira absorve a água e pode apodrecer, inchar ou ficar rachada. Mas isso não quer dizer que você não possa passar um pano molhado, o segredo é não fazer isso constantemente e quando fizer, enxugar rapidamente o taco. Você pode adicionar à agua de um balde, uma xícara de vinagre, que ajudará a remover as manchas.

Produtos específicos: como manter o taco de madeira limpo apenas com materiais básicos pode parecer pouco demais para algumas pessoas, já existem no mercado produtos específicos para limpeza de tacos de madeira, e isso faz a alegria de quem gosta de limpar o chão e deixar a casa com aquele cheirinho agradável e perfumado. Mas sempre observe as recomendações do fabricante do seu piso.

Riscos: um dos maiores empecilhos de como manter o taco de madeira bonito são os riscos, que acabam com o seu visual e danificam a superfície da madeira, por isso, tome cuidado com o aspirador de pó e não arraste móveis ou outros objetos sobre o taco.

Exposição solar: o Sol é um inimigo da madeira. Não há como manter o taco de madeira com sua aparência sempre nova se ele estiver exposto ao Sol. Por isso, se perceber grande incidência de raios solares em alguma parte do seu piso, providencie um bloqueio para essa luz, como cortinas, a fim de que seu taco não fique desbotado ou ressecado.

Renovando o taco: com o tempo os tacos perdem naturalmente seu brilho e podem apresentar riscos ou manchas e para renovar a aparência da madeira é preciso fazer a raspagem ou lixar o taco. Esse processo é simples de ser feito, e depois de remover essas camadas grosseiras do seu piso, basta fazer uma nova aplicação de verniz para que ele volte a ficar como novo. Os rejuntes também podem precisar de reparos, porque a madeira sofre dilatação com a mudança de temperatura, e eles podem se soltar.

Percebeu como manter o taco de madeira não é difícil? Basta utilizar os produtos corretos e tomar alguns cuidados para não danificar a superfície. Agora que você já conhece mais sobre os tacos de madeira, faça uma consultoria na ParquetSP e experimente montar seus ambientes com tacos de madeira para poder usufruir também de todas as suas vantagens.

SIGA NAS REDES
Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
× Fale direto no WhatsApp