Logo ParquetSP

Piso de madeira na cozinha: é possível utilizar?

 | 
Sumário

Diferente de outros tipos de revestimento, o piso de madeira apresenta algumas características que determinam onde ele pode ser utilizado. E mesmo sendo versátil, muito se fala sobre sua aplicação em cozinhas. Mas afinal, é possível ou não instalar um piso de madeira na cozinha?

Falaremos sobre isso neste post! Continue lendo para saber mais informações e quais os cuidados que devem ser tomados após a instalação. 

O piso de madeira na cozinha é uma boa opção? 

No Brasil, é raro encontrar um piso de madeira na cozinha. Isso porque esse é um local considerado “quente” e úmido, fatores que podem se agravar ainda mais durante algumas estações do ano, como o verão. 

Por outro lado, a madeira é um revestimento nobre que pode valorizar muito o imóvel, pois quando bem instalada e tratada, concede um aspecto luxuoso e aconchegante para qualquer ambiente, até mesmo uma cozinha.

E mesmo sendo um lugar com grandes chances de ‘acidentes’, como pingar água no chão ou qualquer outra substância, é possível reverter a situação sem que a madeira sofra nenhum dano.    

Existem outros motivos para que o piso de madeira seja escolhido para uma cozinha, como por exemplo, o conforto acústico e térmico oferecido pelo material. No caso do conforto térmico, a madeira retém o calor e pode amenizar a sensação de frio no inverno, por exemplo. 

Com relação à acústica, o material consegue absorver uma boa parte dos sons, sendo muito indicado para apartamentos, devido ao isolamento. 

Qual o melhor tipo de madeira para o piso da cozinha?

Ao decidir instalar um piso de madeira na cozinha, é necessário escolher um tipo de madeira mais duro e resistente. Assim sendo, os tipos mais indicados para esse ambiente são: 

  • Ipê;
  • Peroba-rosa;
  • Cumaru;
  • Teca;
  • Jatobá;
  • Cedro, entre outras.

Essas são madeiras que, quando recebem um acabamento e tratamento específicos, se tornam mais resistentes. 

Quais os cuidados com o piso de madeira na cozinha?

Conforme dissemos, alguns acidentes podem acabar acontecendo, como respingos de água ou outro vazamento. Por isso, para manter o belo visual do piso de madeira, ele precisará de cuidados específicos. 

Devem ser utilizados produtos impermeáveis para criar uma superfície resistente à umidade e aumentar a sua durabilidade.

Também é importante utilizar um tapete para ajudar a reduzir os possíveis danos. Claro, nem todo mundo gosta de usar tapete na cozinha. Neste caso, uma outra opção seria lixar o piso e refazer sua superfície até proteger novamente a madeira.

O sol também pode agir contra as áreas descobertas do piso de madeira e fazer com que o verniz desbote ou se torne descascado. Então, pode ser feita a reaplicação do produto com mais frequência ou se preferir, utilizar uma cortina para proteger da luz solar.

Você já tem um piso de madeira na cozinha ou está pensando agora em sua instalação?

Conte-nos nos comentários abaixo! Aproveite e compartilhe o conteúdo.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
10:59 | 28/02/2024
magnifiercross