Logo ParquetSP

Piso de madeira: você sabe como manter a durabilidade?

 | 
Sumário

A madeira é atemporal e muito utilizada na fabricação de pisos, devido às suas características únicas, a sofisticação e a beleza. Mas afinal, como manter a durabilidade do piso de madeira? 

Esse é o assunto do post de hoje. Quer saber como deixar o seu piso sempre bonito, proporcionando aconchego para o seu ambiente? Veja o conteúdo a seguir!

Tipos de pisos de madeira existentes

Antes de falar sobre a durabilidade do piso de madeira, vamos destacar os tipos de pisos existentes e fabricados com esse material. Entre os principais, estão:

Piso de madeira maciça

Como o próprio nome já diz, é feito com tábuas de madeira maciça. Pode ser lixado e envernizado várias vezes, o que permite uma longa vida útil. Possui um custo-benefício excelente.

Taco

Uma das opções mais comuns e utilizadas em ambientes brasileiros, sendo versátil e combinando com as mais diversas decorações. Composto por peças que exigem um cuidado maior, para não se soltarem.

Parquet

Também é um piso bastante popular em residências, sendo composto por várias peças e caracterizado por desenhos geométricos. Sua beleza é altamente considerada, agregando mais valor ao imóvel onde é instalado. 

Piso de madeira engenheirado

Apresenta várias camadas de madeira, sendo menos suscetível às variações de umidade do que os pisos de madeira maciça. Oferece uma variedade de estilos e padrões.

O que fazer para manter a durabilidade do piso?

Para manter a durabilidade do piso de madeira, é importante seguir algumas práticas e cuidados específicos

A limpeza, por exemplo, deve ser regular e feita com uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, para remover a poeira e sujeira que possa riscar o piso. Também pode ser usado um pano úmido, para limpar as manchas.

Exceto em decks e áreas externas, é fundamental evitar a exposição excessiva de umidade no piso de madeira do seu ambiente. Isto porque a água pode causar danos ao material, possibilitando o desenvolvimento de fungos e mofo

Assim sendo, como mencionado anteriormente, recomenda-se o uso de um pano úmido para limpeza, evitando o despejo direto de líquido no material. Se isso ocorrer, é aconselhável secar a área imediatamente.

Para evitar arranhões e outros impactos, o ideal é utilizar tapetes em áreas de alto tráfego e debaixo dos móveis. 

E não se esqueça de fazer a manutenção regularmente, aplicando um verniz e seguindo as recomendações do fabricante. Isso ajudará na restauração da camada protetora, prolongando a vida útil do piso.

Gostou das dicas? Agora ficou mais fácil manter a durabilidade do piso de madeira, não é mesmo? 

Venha conhecer as diversas opções de pisos de madeira em nossa loja! 

Se tiver outras dúvidas, deixe o seu comentário e compartilhe!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
17:41 | 15/04/2024
magnifiercross