Logo ParquetSP

Piso Taco: quais os cuidados após a instalação?

 | 
Sumário

O piso taco é uma escolha clássica e elegante, que se tornou atemporal e uma das opções mais populares para compor ambientes residenciais e comerciais. 

Se você está pensando em ter um piso taco em seu ambiente, deve ter muita atenção aos cuidados após a instalação. E esse é o assunto do post de hoje. Acompanhe mais detalhes a seguir!

Principais detalhes do piso taco

Basicamente, piso taco possui um padrão geométrico de peças de madeira, que são dispostas de forma criativa para criar um design atraente no piso. 

Assim sendo, o piso taco é formado por diversas tábuas de taco, sendo unidas em apenas um bloco formando uma tábua maior, que garante a facilidade na instalação e deixa o ambiente ainda mais bonito.

Uma das características mais notáveis ​​do piso taco é a sua particularidade em termos de design. As peças de madeira, geralmente, apresentam uma variedade de padrões e entre os mais comuns, estão:

  • Espinha de peixe;
  • Espinha de peixe dupla.

Isso permite a personalização do piso de acordo com suas preferências estéticas e o estilo de decoração do seu espaço.

Quais as vantagens do piso taco?

Além de sua beleza estética, o piso taco é conhecido por sua durabilidade. Quando a instalação e os cuidados são feitos de maneira correta, ele pode durar décadas

Em outras palavras, é um piso de qualidade, principalmente por ser fabricado em madeira maciça, podendo durar mais do que os outros tipos de pisos, com a possibilidade de restaurações ao longo do tempo.

A manutenção envolve a limpeza regular e a aplicação de vernizes para evitar os danos. Além disso, possui uma excelente capacidade térmica, sendo um grande diferencial. 

Como funciona a instalação? 

Em geral, a instalação é rápida e prática, uma vez que o taco é comercializado em placas maiores que o taco. Porém, essas placas são fixadas da mesma maneira, como os outros tipos de piso, aplicando a cola. 

Por esse motivo, na maioria das vezes, é preciso fazer uma avaliação do contra piso com antecedência e atenção, para saber se existe umidade ou outros problemas que possam atrapalhar o processo de fixação.

Essa análise pode ajudar para que, ao colar o piso, a cola seja fixada perfeitamente e a vida útil não seja comprometida. 

E após a instalação, como cuidar do piso?

Após a instalação do piso taco, são necessários alguns cuidados específicos para mantê-lo em perfeitas condições ao longo do tempo. Abaixo, destacamos algumas dicas para auxiliar: 

Limpeza regular

A limpeza regular é fundamental para manter o piso taco com uma boa aparência. Deve ser utilizada uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó para remover a poeira e a sujeira.  

Evite a limpeza com água em excesso

O piso taco é sensível à umidade, por isso, evite a limpeza com água em excesso. Use um pano úmido bem torcido ou um esfregão de microfibra, levemente umedecido, para limpar. 

Produtos de limpeza adequados

Utilize produtos de limpeza específicos para pisos de madeira, evitando os abrasivos que podem danificar o acabamento do taco.

Evite riscos

Coloque protetores sob os pés dos móveis para evitar arranhões no piso ao movê-los. Além disso, evite arrastá-los ​​diretamente sobre o piso.

Manutenção regular

O piso taco pode exigir uma manutenção periódica, como aplicação de óleo ou verniz protetor para manter sua beleza e durabilidade. 

Ao seguir essas dicas de cuidados após a instalação, você poderá desfrutar da beleza e elegância do piso taco por muito tempo.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e aproveite para compartilhar!

Caso ainda não conheça o piso taco, visite a nossa loja!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
10:59 | 28/02/2024
magnifiercross