Logo ParquetSP
Piso de madeira nogueira: combina com ambiente moderno?
 | 

Entre as várias opções de madeira que possuímos para a escolha de um piso, temos a madeira de nogueira, muito procurada por ser altamente resistente e também muito elegante. Porém, é sempre comum as pessoas ficarem em dúvida sobre os estilos de decoração e o tipo de madeira, desejando saber qual é o mais indicado para a decoração escolhida para seus ambientes. Uma dessas dúvidas é sobre combinar o piso de madeira nogueira com a decoração moderna. Continue lendo nosso artigo para acabar com essa dúvida e também conhecer um pouco mais sobre essa madeira nobre.

A origem da madeira de nogueira

As florestas brasileiras possuem uma grande variedade de espécies de árvores que oferecem madeiras resistentes e muito belas, capazes de atender ao mercado de pisos, móveis e outros setores, sendo que cada espécie possui características únicas para aplicações variadas de sua madeira.

Entretanto, não são apenas as florestas brasileiras que possuem espécies interessantes, e fora do Brasil encontramos madeiras diversas que também possuem um grande valor comercial, seja pela qualidade que apesentam ou pelo visual diferenciado que oferecem. Essas madeiras estrangeiras são utilizadas para os mesmos fins que as madeiras extraídas de espécies nativas do território brasileiro. Entre essas espécies exóticas que caíram no gosto do brasileiro está a nogueira, que resulta num piso de madeira nogueira elegante e muito resistente.

A nogueira (Juglans regia) é uma espécie folhosa que pode atingir cerca de 25 metros de altura e até 20 metros de largura, pelo tamanho de sua fronde, com 2 metros de diâmetro em seu caule. É uma espécie originária do Sudoeste Asiático e do Mediterrâneo Oriental, que foi introduzida na Europa pelos romanos. Não é uma espécie nativa das florestas brasileiras, mas que se adaptou às nossas latitudes. Os frutos da nogueira são as conhecidas e apreciadas nozes, que alimentam pássaros e roedores, assim como os humanos, e suas folhas ainda produzem um óleo aromático. 

Características da madeira de nogueira

O piso de madeira nogueira é muito apreciado devido às características da madeira dessa espécie. Com coloração castanho-avermelhada que vai do claro ao intenso, ela apresenta nuances diversas, que a faz variar do castanho médio ao chocolate, sempre muito vivos.

É considerada uma das madeiras mais valiosas que existem, sendo que sua dureza se compara à madeira de carvalho, sendo classificada como semidura. Porém, a madeira de nogueira é mais fácil de ser trabalhada. A serragem dessa madeira é fácil de ser realizada, pode produzir folhas por desenrolamento e ainda aceitar o corte plano assim como a curvagem. O piso de madeira nogueira, bem como outros produtos derivados dessa madeira, aceitam acabamentos, pregagem, colagem e também aparafusamento sem apresentar problemas.

Emprego e durabilidade da madeira de nogueira

Agora você vai entender porque o piso de madeira nogueira é um dos mais procurados. É simples: a madeira de nogueira, além de ser extremante decorativa por causa da sua coloração, ainda é considerada uma madeira muito resistente, e mesmo quando submetida às condições que favorecem o apodrecimento ela apresenta uma alta durabilidade.

Por essas características é que é utilizada para fabricação de pisos de madeira nogueira em estilos e modelos variados, para fabricação de móveis, outros tipos de revestimento interno, trabalho de talha e ainda para culatra de armas de fogo.

Aplicação para decoração moderna

A madeira de nogueira é nobre e elegante e por isso também pode ser elemento de uma decoração moderna. O piso de madeira nogueira combina com esse estilo de decoração e ainda o valoriza devido ao visual que proporciona, num equilíbrio perfeito entre rústico e moderno, trazendo charme e personalidade para a decoração.

Além disso, por ser uma madeira das mais respeitadas, o piso de madeira nogueira vai gerar status para seu ambiente, e ainda melhor se o mesmo tiver uma decoração moderna, à altura das características desse tipo de madeira.

Como o piso de madeira nogueira possui diversas tonalidades para escolha, é interessante conversar com quem entende do assunto para lhe ajudar a escolher o qual mais atende as suas necessidades. A ParquetSP é especialista em pisos de madeira e pode te oferecer não somente o melhor piso de madeira nogueira como também profissionais capacitados para lhe ajudar na tarefa de escolher aquele que mais combina com o seu projeto.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross