SHOWROOM (11) 5053-8333

Piso de madeira ou porcelanato?

Na hora de escolher o acabamento da construção ou optar pelo novo material da reforma, algumas dúvidas sempre surgem sobre o que seria a melhor opção para cada ambiente. Uma das grandes dúvidas é sobre o tipo de piso que será utilizado. Existem tantas opções que realmente a escolha se torna uma tarefa complicada. Entre os preferidos dos consumidores estão o piso de madeira e os porcelanatos. Cada qual com suas características e singularidades, então qual escolher? Saiba qual é a vantagem do piso de madeira e também do porcelanato, e descubra qual é o melhor para você.

Vantagens do piso de madeira

A madeira é uma excelente matéria prima para a fabricação tanto de pisos como de outros detalhes da construção. Podendo ser de várias espécies, ela é capaz de oferecer diferentes durezas e graus de resistência, o que faz com que cada uma seja indicada para um determinado fim. A vantagem do piso de madeira, quando vem de uma espécie mais nobre, é o fato de poder ser instalado até mesmo em áreas externas. Isso porque ele resiste também às agressões do tempo.

Além de poder ser destinada tanto para o interior como para o exterior, a vantagem do piso de madeira ainda está em outros pontos, como por exemplo por oferecer um grande leque de opções para a decoração, haja visto que a madeira é um elemento neutro mas que não passa despercebido. Assim, enriquece qualquer ambiente.

A madeira também possui vantagem de ser isolante térmica. Por isso é indicada para amenizar a temperatura dos ambientes e deixar os espaços mais agradáveis e confortáveis. Somada a essa sensação térmica diferenciada, outra vantagem do piso de madeira é atuar como isolante acústico.

E para quem acredita que a madeira não é um bom piso porque com o tempo precisa de manutenção, a grande vantagem do piso de madeira é justamente essa: todo piso corre o risco de se desgastar e necessitar ser trocado. Porém, o piso de madeira pode passar por manutenções antes de necessitar de troca. Ou seja, é possível economizar dinheiro com uma reforma do piso de madeira sem precisar desmanchar tudo e recomeçar. Dependendo da espessura do piso ele pode passar por até mesmo 3 raspagens. E se somente o verniz estiver desgastado, ele pode ser lixado e reaplicado, o que renova  a aparência do piso.

Vantagens e desvantagens do porcelanato

O porcelanato também é um piso muito bonito e possui suas vantagens. Entre elas a grande opção de cores e texturas que oferece preços variados, e também o fato de ser resistente à água. Seu aspecto é muito bonito, e valoriza os ambientes,. Entretanto, a desvantagem desse piso é que seu brilho se perde com o tempo e não é possível fazer nada a respeito.

O porcelanato ainda é um piso frio. Ou seja, para os meses mais gelados não é confortável e também se mostra muito escorregadio. Nada ideal para cozinha, crianças, pessoas com dificuldade para locomoção e animais de estimação. Também não favorece a acústica. É sujeito a quebras e rachaduras e ainda pode manchar com facilidade.

Qual piso é o melhor?

Para decidir entre a vantagem do piso de madeira e a vantagem do porcelanato você deve considerar: o que precisa para seus ambientes; quem irá ocupá-lo; como é o clima; o tráfego sobre o piso. Enfim, todas as particularidades de cada local, para decidir qual será a melhor opção. Ou então, você ainda pode mesclar em sua construção os dois pisos, porque a madeira nem sempre pode ser instalada no banheiro, mas dependendo do modelo do porcelanato ficará lindo nesse ambiente. Assim, onde houver chance da madeira ser agredida pela umidade, você pode optar pelo porcelanato, dessa forma você consegue aproveitar toda a vantagem do piso de  madeira nos outros ambientes e ainda escolher um piso elegante para onde ela não é indicada.

E para te ajudar a escolher entre os vários tipos de piso de madeira existentes, fale com a ParquetSP, que lhe indicará a espécie ideal para cada ambiente interno e externo.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

4 Comentários

  1. Salete

    Tenho um assoalho em minha sala há 13 anos. ..Não fizemos rspagem ainda.
    Só aplicação de uma cera específica.
    As vezes fico tentada em tirar a madeira e colocar piso frio (Porcelanato).
    O devo fazer na reforma que irei fazer?

    Responder
    • Redação

      Bom dia Salete. Nós recomendamos que você faça a raspagem pois as vantagens do assoalho de madeira são inúmeras e você pode se arrepender caso troque o piso. Além de beleza e elegância, o assoalho traz outros benefícios que você pode conferir em nosso blog. Conte com a nossa equipe para o que precisar!

      Responder
  2. Flávia Maria

    Gostaria de trocar meu piso de cerâmica por madeira, laminados de madeira ou porcelanato (que imita madeira). Tenho um apartamento pequeno e muito quente durante o verão. Além de um gato e 2 crianças. Qual a melhor indicação?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?