Logo ParquetSP
Piso de Madeira Teca
 | 

O Piso Teca de Madeira tornou-se bastante procurado devido à característica de não apodrecer em contato com a umidade. Com isso, além de ser utilizada no piso, a Madeira Teca acaba sendo usada para outros fins.

Quando falamos de piso teca de madeira, na verdade estamos generalizando, porque temos além de assoalho, todos os tipos de tacos de madeira teca.

Seu uso tem início na construção naval principalmente pela sua durabilidade (devido à presença de oleosidade e sílica), além de sua leveza. É usada de forma insubstituível para a forração de conveses.

Em razão da grande demanda, especificamente para construção naval, a teca situa-se dentre as madeiras prediletas para o reflorestamento, encontrando cultivos espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil.

A composição da madeira teca

Para muita gente, ainda existe o pensamento de que a madeira não é um bom material para ser explorado, porque pode estragar ou apodrecer facilmente. Porém, a madeira não é tão sensível quanto as pessoas acreditam que ela seja.

Existem, sim, madeiras menos resistentes, porém, para ser aplicada em construções, na fabricação de móveis ou então para a produção de pisos, como tacos e assoalhos. Desta forma, a madeira escolhida é sempre de uma espécie mais resistente, com boa densidade e dureza, que possa suportar as agressões e esforço.

A madeira teca possui uma composição e estrutura que favorecem o seu emprego em diversas finalidades. Sua resistência a diversas agressões é uma característica notória, e somada ao fato de ser uma madeira sustentável, isso faz da teca uma espécie ideal para ser utilizada para extração de madeira tanto para emprego em áreas externas como internas.

Benefícios da madeira teca

Na hora de comprar um piso de madeira são muitas as opções de espécies a sua disposição. Para saber qual é a madeira ideal para o seu projeto a dica é observar as características da madeira para saber se ela atende suas necessidades, e também procurar saber quais vantagens ela oferece sobre as demais. 

Conhecer os benefícios da espécie permite que você avalie com maior certeza a madeira mais indicada para seus ambientes. E para te ajudar a entender um pouco mais sobre madeira, hoje vamos falar dos benefícios da madeira teca, uma das mais resistentes.

Madeira de reflorestamento 

A madeira teca é de espécie arbórea original do sudeste asiático, mas que possui plantações em todo mundo, inclusive no Brasil. Ou seja, um de seus benefícios é o fato de ser uma madeira proveniente de reflorestamento que não destrói as matas brasileiras.

Resistência

A madeira teca se trata de um material muito resistente com dureza superior a diversas espécies. Isso faz com que seja resistente às agressões e tenha um tempo de vida útil superior, por suportar melhor seu emprego em diversas aplicações.

Além disso, ela tem a grande característica de ser altamente resistente à umidade. Isso acontece porque se trata de uma madeira rica em óleos naturais, ou seja, impermeabilizada naturalmente, e por isso ela é muito empregada no setor naval e se mostra como sendo a melhor opção para convés de navios.

Aplicações variadas 

A madeira teca tem aplicações das mais variadas no mercado, sendo que não somente pisos são fabricados com ela. A teca pode ser utilizada para fabricação de portas, janelas, vigas, móveis, entre outros.

Resistência às pragas 

Além da oleosidade natural da madeira teca que a protege da umidade, ela ainda tem alta resistência ao ataque de pragas, e por isso sua durabilidade se torna ainda mais alta sem a preocupação com cupins e formigas.

Impacto econômico 

A madeira teca também tem sua participação na economia, porque por se tratar de madeira vinda de reflorestamento ela movimenta o mercado de madeiras e promove a geração de empregos devido a sua alta demanda que exige o trabalho de reflorestamento constante para que exista madeira suficiente para atender ao mercado.

Leveza

Uma característica interessante da madeira teca é que ao mesmo tempo em que ela é altamente resistente ela também se trata de uma madeira leve, e por isso é apreciada para fabricação de móveis. Ela resulta numa mobília forte, resistente, que não empena, mas que é leve de ser transportada. O fato de não empenar é que a torna atrativa para portas e janelas, que não vão enroscar e poderão correr sem dificuldade.

Exposição ao tempo

A madeira teca resiste às agressões das intempéries e não apodrece se enterrada, porque é resistente à umidade e ao ataque de fungos. É por isso que ela pode ser utilizada em áreas externas e também para fabricação de móveis para jardins e decoração de exteriores.

Resistência ao trânsito

Para locais onde existe alto tráfego de pessoas e que sofrem impacto como pistas de dança, corredores e quadras de esportes, a madeira teca se mostra a escolha certa porque ela resiste a todas essas agressões sem sofrer desgaste, o que diminui a necessidade de manutenção do piso e conserva por muito mais tempo o visual do ambiente.

O que faz essa madeira resistente? 

Tectoquinona

Um problema que o emprego da madeira causa é o fato da mesma ser atacada por pragas como cupins, formigas e também fungos, entre outros. Esse ataque reduz a vida útil da madeira e causa o seu apodrecimento, tornando-a frágil e inapropriada para o uso. Mas a madeira teca tem a grande vantagem de conter em seu cerne a tectoquinona, uma substância que atua como um pesticida natural. 

Esse pesticida faz com que a teca seja rejeitada pelos organismos que atacam madeira, além de impedir a proliferação dos fungos que causam a podridão. Assim, naturalmente ela é protegida por si mesma.

Caucho

Outra substância que pode ser encontrada na madeira teca é o caucho, que se trata de uma espécie de látex. O caucho atua como um impermeabilizante e ajuda a manter equilibrada a umidade da madeira, assim, ela mantém-se na hidratação correta por muito tempo, sem absorver ou perder muita água. O caucho também ajuda a lubrificar a superfície da madeira e ainda reduz a abrasão sobre a mesma, o que garante a conservação da peça fabricada.

Sílica 

A sílica é mais um dos componentes presentes na madeira teca e ela garante dureza e resistência para a teca, tornando-a mais forte, e com isso mais durável e ideal para ser utilizada mesmo em aplicações que exigem força da madeira.

Com essas características pode-se pensar que a teca deva trata-se de uma madeira pesada, porém, ela não é. Embora muito forte e resistente, a teca é leve e por isso pode ser a matéria prima de móveis e compor peças resistentes, mas com pouco peso, o que facilita o seu manuseio.

Com isso ela é uma boa opção para cadeiras e móveis com gavetas, porque resiste a abrasão do manuseio e permite agilidade pelo peso reduzido. 

A fabricação de piso com madeira teca é muito interessante também pelas características resistentes dessa madeira, que vai resultar num piso forte e leve, ideal para qualquer ambiente. Além disso, a coloração e textura da madeira teca são belíssimas e combinam com qualquer estilo de decoração. 

Assim, tem-se um piso durável e muito bonito, que vai resistir ao trânsito de pessoas e ser pouco agredido em razão da madeira ter as suas proteções naturais.

Você percebeu como são muitos os benefícios da madeira teca? Por isso ela é uma das favoritas para pisos. Sempre que for escolher o seu piso de madeira opte pelo que há de melhor no mercado. 

Fale com a ParquetSP, que acompanha o seu projeto do começo ao fim.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross