Logo ParquetSP
Qual o momento ideal de trocar o piso de madeira?
 | 

O piso de madeira é muito procurado pelos consumidores por suas inúmeras vantagens. Além de ser um material nobre e elegante, capaz de compor os mais variados ambientes e decorações, a madeira ainda atua como isolante térmico e acústico. O que a faz uma excelente opção para garantir conforto e beleza para qualquer espaço. Entretanto, apesar de possuir uma alta durabilidade, que pode ser mantida através da conservação correta do material, em alguns momentos é necessário trocar o piso de madeira, quando a manutenção periódica se torna inviável. Saiba qual é o momento ideal de fazer essa troca e quando a restauração do piso ainda é possível.

É preciso conservar para não precisar trocar o piso de madeira

O aspecto da madeira nova é belíssimo, mas pode se perder facilmente se não forem tomados cuidados para sua conservação. Arrastar móveis, permitir a incidência direta de luz solar, utilizar produtos químicos fortes na limpeza, molhar a madeira e outras agressões, rapidamente desfazem o visual do piso. Para que isso não aconteça, é essencial ter cuidado com a madeira.

Porém, mesmo para aqueles que observam com cautela a conservação do piso de madeira, ele pode, com o tempo, apresentar características que o fazem perder o aspecto de novo. Tal como pequenas rachaduras, mudança na coloração, marcas e manchas e desgaste do verniz. Todas essas falhas do piso de madeira podem ser tratadas com uma restauração. Porém, existe um limite para essas restaurações, até que seja necessário trocar o piso de madeira.

Quando trocar o piso de madeira

Tudo vai depender de alguns aspectos particulares de cada tipo de piso de madeira, porque dependendo da espécie, sua resistência e espessura, ela pode suportar 2 ou 3 restaurações antes de ser necessário trocar do piso de madeira. De um modo geral, a restauração pode ser feita em pisos que possuam pelo menos 2 centímetros de espessura, porque o piso será raspado até que sai superfície fique novamente nivelada e uma nova camada de verniz será aplicada. Por isso é fundamental que o piso tenha uma determinada espessura, para garantir sua resistência após a restauração. Porém, se a madeira ainda apresentar essa espessura, mas sua estrutura estiver comprometida, então será necessário fazer a troca pois a restauração pode não solucionar o problema.

Também será necessário trocar o piso de madeira quando este não puder receber restaurações, como no caso dos laminados, que recebem apenas uma fina camada de madeira nobre e por isso, fazer sua raspagem não é possível.

Tanto para esses pisos como para os de madeira maciça, sempre há a opção de trocar apenas uma placa que esteja danificada, caso se trate de piso pronto que possui divisão em placas. Porém, fazer essa troca no piso de madeira pode criar uma diferença de tonalidade e aspecto da madeira nova para a antiga. Cabe ao consumidor decidir se deseja fazer a troca apenas dessa lâmina.

Avalie o custo benefício antes de trocar o piso de madeira

O valor do metro quadrado do piso de madeira pode variar bastante dependendo da espécie da madeira adquirida. Assim, para saber se é mais viável a troca ou a restauração, faça o cálculo do custo benefício de cada uma das intervenções. Algumas madeiras são caras e a restauração pode ser bem mais em conta do que substituir todo o piso. Porém, em outros casos o preço da restauração pode não compensar, e a troca por uma madeira com preço mas acessível pode ser a melhor escolha para  você.

Também é preciso ter em mente que os valores de cada madeira são baseados na sua qualidade natural. Ou seja, algumas possuem uma durabilidade e resistência muito maior, oferecendo um tempo de vida útil muito mais longo. Nem sempre pode compensar optar por uma madeira mais barata e necessitar fazer intervenções num espaço curto de tempo. Assim, avalie todas as condições antes da trocar o piso de madeira ou restaurar. Procure sempre por serviços de qualidade para garantia do trabalho realizado.

Se você deseja um piso de madeira, mas não quer se preocupar tão já com restaurações e trocas, então adquira um produto de qualidade, que você pode encontrar na ParquetSP. Além de adquirir as melhores madeiras, tratadas devidamente para garantia de durabilidade, você ainda conversa com profissionais que poderão lhe instruir sobre qual será a melhor opção para seus ambientes.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross