Taco de madeira: dicas e cuidados para manter sua beleza

Taco de madeira é um tipo de piso que apresenta versatilidade e um charme incrível. Embora ele não seja indicado para locais úmidos, é um piso que pode ser instalado em diversos ambientes.

Mas, será que você sabe como cuidar do taco de madeira, para que ele não perca sua vida útil? No post de hoje, daremos algumas dicas. Continue nos acompanhando!

Tipos de tacos de madeira existentes

A imagem mostra uma sala de jantar com taco de madeira.

Antes de falarmos sobre os cuidados com o taco de madeira, vamos destacar os principais modelos que estão disponíveis no mercado. A maioria deles varia de acordo com suas dimensões.

Taco tradicional

É bastante usado em construções mais antigas. Sua instalação é feita com cola PU, sendo fabricado a partir de madeiras maciças, com comprimentos e larguras variados.

Taco Legneto

Produzido por vários tacos palitos, unidos em uma espécie de placa. Esse tipo de taco possibilita várias combinações. Por ser versátil, sua instalação pode ser feita em ambientes com características totalmente diferentes.

Taco palito

É ideal para ambientes que apresentam áreas reduzidas. O taco palito aumenta a sensação de que o local possui bastante espaço. Além disso, ele é fabricado com madeira maciça, mas a largura é mais estreita do que o taco tradicional.

Taco versailles

Esse talvez seja o tipo de taco mais artesanal de todos. É formado por diversas peças de madeira, unidas em placa. Geralmente, seus desenhos lembram um estilo imperial. Cada peça que está na placa pode apresentar dimensões diferentes.

Durabilidade do taco de madeira

Por mais que muitos fabricantes ofereçam de cinco a dez anos de garantia, a durabilidade do taco de madeira dependerá de diversos fatores, entre eles, o tipo de madeira empregada, e a situação de uso e cuidados em sua manutenção.

Por exemplo, se o piso for instalado em um local onde há um alto tráfego de pessoas, assim como mudanças constantes dos móveis de lugar. Provavelmente, ele apresentará um desgaste maior em seu acabamento, e assim poderão surgir marcas em um curto espaço de tempo.

Como realizar a limpeza sem danificar o material?

O taco de madeira é um tipo de piso um pouco mais antigo, mas que voltou com força total. Atualmente, é um dos mais pedidos na hora de construir ou reformar um ambiente.

Mas, assim como qualquer piso, para conservar o material por mais tempo, sem que ele seja danificado, são necessários alguns cuidados específicos. E isso deve ter início já na limpeza.

Primeiro, você precisa entender que um piso de taco exigirá dois tipos de limpeza diferentes. Isto é, você pode realizar desde uma limpeza diária, apenas para manutenção, ou algo mais intenso.

No caso da limpeza diária, o ideal é utilizar uma vassoura de cerdas macias, que não risque o material. Um pano seco pode ajudar a tirar o pó do piso. Também pode ser usado um aspirador, mas deve-se tomar cuidado para não encostar o bocal no piso.

Uma vez por semana, você pode utilizar uma solução, algo como uma colher de sopa de detergente neutro, diluído em cinco litros de água. Basta molhar um pano limpo, retirar o excesso de água e passar no chão, finalizando com um pano seco.

Se você preferir uma limpeza intensa, após varrer o piso, opte por produtos específicos para limpar o taco de madeira, mais precisamente, com o pano seco. Essa é uma das melhores formas de conservar o brilho do piso.

Outras dicas importantes

Produtos como solventes, lustra móveis, álcool, abrasivos e esponjas de aço não são indicados para a limpeza do taco, pois podem danificá-lo. Também não se deve jogar água diretamente no material, devido aos riscos de infiltrações, que podem estufar a madeira.

Uma dica muito importante também é cuidar do contra piso antes de instalar o taco de madeira. Isto porque ele deve ser liso e sem umidade. Portanto, se o cimentado for novo, é necessário esperar 10 dias até que ele fique seco por completo, antes do novo revestimento.

Para finalizar, vale lembrar que você pode recorrer a renovação do taco de madeira, através de raspagem e reaplicação de verniz. Assim, ele ficará novinho em folha!

A imagem mostra uma sala de jantar com taco de madeira.

Agora, conte-nos: Você tem um piso de taco em sua casa? Já teve alguma má experiência por não saber cuidar corretamente?

Se gostou do conteúdo, compartilhe!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 4 =

FALE CONOSCO

9 + 8 =

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

× Fale direto no WhatsApp