Logo ParquetSP

4 tipos de taco de madeira para compor o seu ambiente

 | 
Sumário

O taco de madeira é um revestimento que está sempre em alta. Sua resistência e beleza são os fatores que o tornam cada vez mais popular quando o assunto é compor um ambiente. 

E você sabia que existem alguns tipos de taco de madeira, cada um com suas características próprias? No post de hoje, vamos destacar os principais, acompanhe!

Quais as vantagens do taco de madeira?

Fabricado em madeira maciça, o taco de madeira é um material considerado versátil. Isto significa que ele pode ser instalado em qualquer ambiente, sendo uma ótima opção para quem gosta de uma decoração mais rústica. 

Além disso, o material também oferece algumas vantagens. Entre as principais, podemos destacar:

Durabilidade

Como dissemos, o taco é conhecido por sua resistência, especialmente quando comparado a outros tipos de revestimentos. Se for bem mantido e receber os devidos cuidados, pode durar por décadas.

Fácil manutenção

Geralmente, a manutenção do taco de madeira é simples. Uma limpeza regular com vassoura de cerdas macias, aspirador de pó e um pano úmido é suficiente para mantê-lo limpo.

Estética e beleza natural

O taco de madeira oferece um belo visual estético e acolhedor. Seus tons e padrões naturais agregam charme e elegância a qualquer espaço.

Isolamento térmico e acústico

Esse revestimento oferece um ótimo isolamento térmico e acústico, ajudando a manter a temperatura dos ambientes e a reduzir os ruídos. 

Possibilidade de restauração

Caso o taco seja danificado ao longo do tempo, é possível restaurá-lo por meio de lixamento e verniz, deixando-o com uma nova aparência.

Os principais tipos de taco de madeira 

Existem várias opções de madeira disponíveis para tacos, cada uma com suas características únicas em termos de cor, padrão e durabilidade. Separamos as 4 principais e vamos destacar abaixo:

Versailles

Podemos começar pelo taco versailles, formado por peças pequenas em madeira maciça, semelhante a uma forma artesanal, com desenhos que lembram residências dos tempos imperiais. Comercializados em placas e com a necessidade de aplicação de verniz.   

Tradicional 

A madeira maciça compõe o taco de madeira tradicional, oferecendo um acabamento excelente. Suas laterais não possuem encaixes e a aplicação pode ser feita com o uso de cola PU.

Para esse tipo de taco podem ser utilizados os tipos de madeira: Jatobá, Cumaru, Tauari, Ipê, Peroba Dourada, entre outros.

Palito

Um tipo de taco fabricado em madeira maciça, semelhante ao taco tradicional, porém a madeira é cortada na mesma largura, variando o comprimento e proporcionando um bom acabamento. As laterais não precisam de encaixe, sendo feita com cola e peças individuais.

Legneto 

O taco de madeira Legneto é caracterizado como uma placa produzida em tacos de palitos diversos. Juntos, eles formam uma figura geométrica, que deixa o piso com um detalhe bem interessante. A instalação é mais rápida do que os tacos anteriores. 

Independentemente do tipo escolhido, os tacos de madeira adicionam um charme atemporal ao ambiente.

Venha conhecer os tipos de taco de madeira em nossa loja! 

Comente e compartilhe o post de hoje.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
10:59 | 28/02/2024
magnifiercross