SHOWROOM (11) 5053-8333

 

Por que meu piso de madeira está com rachaduras?

Estava tudo bem com seu piso de madeira, mas de repente ele começou a apresentar rachaduras, aparentemente sem explicação? Isso de fato não é nada bom para o visual da madeira, e ainda traz a preocupação se ela já não chegou ao fim de sua vida útil.

Mas fique tranquilo, porque neste post vamos explicar para você o que pode estar acontecendo com o seu piso. Continue lendo para entender por quê as rachaduras aparecem na madeira e ainda como evitar que isso aconteça.

 

As variações da dimensão da madeira

A madeira é um material de origem orgânica, e como os demais dessa categoria, ela retém água. Assim, a árvore quando ainda plantada, mantém uma certa umidade em suas fibras, e isso explica o motivo de a indústria ter que secar a madeira antes de utilizá-la.

Mesmo depois de cortada, a madeira ainda mantém sua capacidade de absorver ou perder umidade, afinal, embora seca ela conserva um pouco dessa característica. Então, suas fibras continuam umedecendo e secando ao longo de sua vida útil.

Assim, quando chegam as épocas chuvosas, com a alta de umidade no ar, então a madeira tende a inchar um pouco, porque absorve essa água da atmosfera. Ao contrário, quando há uma seca excessiva, ela tende a perder umidade, e então, suas fibras ressequidas podem apresentar rachaduras.

Leia também: Como cuidar do piso no inverno.

 

Toda madeira racha quando muito seca?

Essa propriedade de reter ou perder umidade é natural de todas as madeiras, o que varia entre as espécies é o quanto elas retêm ou perdem. Assim, algumas apresentam maior estabilidade, outras variam suas dimensões de forma expressiva.

Porém, isso não significa que toda madeira vai rachar com certeza, afinal, existem diversas circunstâncias que também influenciam nisso, e não somente o fato de ela perder umidade. Um desses fatores é a diferença do clima onde a madeira foi cultivada e onde ela será utilizada.

Então, se o piso for fabricado numa região mais úmida e enviado para uma mais seca, por exemplo, então a madeira sentirá os efeitos dessa variação. Nesse caso, existe maior probabilidade de rachaduras do que se fosse escolhida uma madeira já “acostumada” com a região.

Outro fator que implica nisso também é o tratamento que a madeira recebeu e forma como ela secou para fabricação do piso. É importante saber que isso também ajuda em sua conservação, então, o ideal é optar por boas marcas de piso para ganhar em qualidade.

 

O que fazer se o piso de madeira rachar

Sempre vai acontecer uma variação de dimensão do piso de madeira, porém, existe um limite aceitável que é imperceptível para as pessoas. Mas quando há uma variação grande a ponto de rachar a madeira, é preciso dar mais atenção para ela.

O ideal é adquirir uma madeira que seja compatível com o clima da sua região, ou então, aclimatar o piso antes de instalá-lo no local. E depois disso, quando já instalado, cuidar para manter a umidade equilibrada.

Leia também: Melhor piso para regiões frias

Em tempos mais secos, o piso pode ser limpo com pano úmido para ajudar a hidratá-lo. Mas lembre-se de que o pano não pode estar molhado demais, e que lavar a madeira não é indicado. Além disso, manter o verniz intacto também minimiza a perda de umidade.

Outra medida interessante e eficaz é providenciar a umidificação do ambiente onde está o piso quando e estiagem estiver muito forte. Os nebulizadores e umidificadores cumprem bem esse papel, e além de melhorarem a respiração das pessoas, ajudam a não ressecar a madeira.

Caso seu piso já esteja rachado e você não consiga reverter o problema, então converse com uma empresa especializada em piso de madeira para tratar dele e reverter essa condição. Restaurações na superfície podem ser suficientes para apagar essas marcas e deixar o piso como novo.

Leia também: Cuidado ao instalar ar condicionado com piso de madeira.

O ideal é escolher uma madeira que sofra pouco as variações de umidade e ainda esteja adequada ao clima da sua região. Além disso, mantenha os cuidados citados no texto e se tiver dúvidas, sempre recorra a profissionais para não cometer erros e acabar piorando a situação.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?