SHOWROOM (11) 5053-8333

Estilo escandinavo: o que é e como seguir?

Ao planejar a decoração dos seus ambientes você tem a opção de adotar diferentes estilos para os seus espaços. Sua escolha deve ser baseada no visual que você pretende, no tipo de sensação que quer estimular e o seu gosto pessoal.

Também há quem prefira seguir tendências, e uma delas atualmente, é tornar os ambientes funcionais e organizados, evitando a poluição visual. Isso para que sejam mais agradáveis e também práticos para o dia a dia da vida moderna.

Por essa razão é que o estilo escandinavo tem feito muito sucesso. Se você ainda não conhece essa opção de decoração, ou quer saber mais sobre ela, continue lendo nosso texto. Vamos explicar quais são as características desse estilo, os materiais mais empregados, elementos que combinam com ele e ainda daremos dicas do piso de madeira ideal. Acompanhe!

 

O que é o estilo escandinavo?

O estilo escandinavo de decoração de ambientes remete a países como a Dinamarca, Suécia, Noruega, Islândia e Finlândia. O que eles têm em comum são as suas referências de alta qualidade e também as condições climáticas. Nesse caso, os dias são curtos e escuros, por isso, as cores claras nos ambientes internos são muito valorizadas.

Leia também: Tabela de cores Pantone para 2018: como combinar com seu piso!

Sendo assim, o estilo escandinavo se caracteriza por valorizar uma decoração mais clean, bem parecida com a minimalista. Ela é aconchegante e valoriza o natural, todo o visual traz linhas muito sóbrias e os produtos e elementos utilizados trazem acabamentos de alta qualidade.

Leia também: Conheça a decoração minimalista

Mas isso não significa que seja um espaço luxuoso, porque na verdade a intenção é criar um ambiente que transmita simplicidade, mas com muito conforto e praticidade, tornando-se naturalmente aconchegante.

Para alcançar esse objetivo são utilizadas cores mais claras e neutras, os ambientes são funcionais e não há excessos. Por isso, são bastante bonitos, elegantes, modernos e mais leves. São harmonizados elementos atuais e clássicos, para que o estilo escandinavo tenha um charme único.

 

Quais são seus materiais e elementos?

Quem deseja adotar o estilo escandinavo precisa, principalmente, ter muita atenção com as cores que são escolhidas. Como dito, esse estilo é originário de países cujos dias são curtos e escuros, então, o ideal é que os ambientes reflitam a luz para que não sejam dependentes da iluminação que vem de fora.

São mais comumente utilizados o branco, bege, off-white, cinza nude e rosa millennial. E como ele também faz uma forte referência ao natural os materiais utilizados são provenientes da natureza, como a madeira, pedras, lã, algodão e as plantas, mas que devem ser poucas.

Outra característica interessante desse estilo é que ele permite alguns toques personalizados que dão um ar um pouco mais bagunçado, como fios aparentes na iluminação, quadros no chão e objetos soltos pelo ambiente. Lembrando que tudo isso deve ser estratégico.

 

Que tipo de piso de madeira pode ser utilizado?

Como dito, a madeira combina muito bem com o estilo escandinavo, por isso, você pode optar pelo piso de madeira para decorar os seus ambientes. Mas não se esqueça de escolher aquele que esteja de acordo com as características desse estilo.

Quando for escolher o seu, lembre-se de que é fundamental preferir as espécies de árvores que tenham um cerne mais claro, como a Marfim, o Pau Mulato, a Amêndola, a Peroba Dourada e o Bambu. O ideal é que ela seja mais homogênea para harmonizar com o restante.

Também não se esqueça de que, como a intenção é evitar muitos detalhes, os pisos que trazem tábuas mais longas são interessantes. Esse é o caso do assoalho, mas também harmoniza muito bem o piso de demolição, por proporcionar um pouco de rusticidade.

Para esse estilo não são interessantes, por exemplo, os tacos do tipo Versailles, já que eles trazem gráficos mais complexos que deixariam o visual com muita informação. Em contrapartida, o taco tradicional é uma boa opção.

O que você precisa ter em mente ao adotar o estilo escandinavo é que precisa seguir mais ou menos as mesmas regras do estilo minimalista. A diferença é que aqui temos um toque um pouco mais europeu com características de países frios. Não se esqueça de que é fundamental sempre pensar em alta qualidade para os elementos, detalhes e acabamentos.

SIGA NAS REDES

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?