Logo ParquetSP

Vai reformar o seu deck de madeira? Saiba como realizar a manutenção

 | 
Sumário

Quando o assunto é deck de madeira não há como negar o charme e aconchego que ele proporciona para o ambiente. Mas, com o passar do tempo, começam a aparecer sinais de desgaste, gerando a necessidade de manutenção.

Se o seu deck de madeira está precisando de uma reforma e você ainda não sabe como isso pode ser feito, acompanhe o post a seguir! 

Características do deck de madeira

O deck de madeira é uma estrutura composta por tábuas de madeira de alta qualidade e resistência. Sua instalação envolve a fixação dessas tábuas, permitindo que o deck fique suspenso e não tenha contato direto com o solo.

Podem ser fabricados em diferentes tipos de madeira, sendo uma das mais populares a madeira nobre Cumaru, que possui um tom marrom avermelhado, é densa, tem alta durabilidade e baixa absorção de umidade.

Outro tipo de madeira utilizado na composição do deck é a Teca, que não empena, é resistente às mudanças climáticas e tem uma conservação natural. 

Onde utilizar o deck de madeira? 

Como dissemos, o deck de madeira é apreciado por sua beleza natural e pela sensação aconchegante que pode oferecer, podendo ser utilizado em áreas como:

  • Piscina;
  • Pátio;
  • Jardins;
  • Varandas;
  • No entorno de ofurôs;
  • Painéis de parede, entre outros.

Vale lembrar que a escolha do local para o seu deck de madeira deve considerar fatores como a exposição ao sol, a privacidade, a acessibilidade e as regulamentações locais de construção. 

Por que a manutenção é importante? 

Podemos dizer que a madeira é um material orgânico, que apresenta fibras de celulose em sua composição. Assim sendo, ela pode sofrer alterações e mudanças conforme a umidade, a temperatura e a presença de microrganismos. 

Quando o deck não recebe a manutenção adequada, pode ocorrer o enfraquecimento da madeira e ao mesmo tempo, ela pode escurecer devido ao sol ou excesso de umidade.

Como funciona a manutenção do deck de madeira?

Para manter a beleza e durabilidade do deck de madeira ao longo do tempo, é importante realizar a manutenção adequada. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa:

Limpe regularmente

A primeira etapa na manutenção é a limpeza regular. Remova toda a sujeira e qualquer resíduo que esteja acumulado na superfície do deck. 

Lavagem do deck

Se sentir necessidade, pode lavá-lo. Essa lavagem deve ser feita com produtos específicos para limpeza de decks ou apenas com água, para retirar as marcas de pegadas. Para esfregar, utilize apenas uma escova ou vassoura macia.

Lixar 

Com o tempo, o deck pode perder o brilho e para que ele volte a ter o seu aspecto novo, é necessário lixar a camada antiga e retirar o produto anterior.

Aplicar um clareador

O clareador de madeira é um produto que auxilia na manutenção do deck e na renovação do mesmo. Deve ser aplicado quando ele já estiver limpo e de acordo com as instruções do rótulo do produto. 

Proteger a madeira

Após os processos anteriores, espere até que a madeira esteja seca para finalizar a manutenção. Por último, você pode aplicar um verniz, tinta ou protetor de madeira para devolver o seu aspecto natural.

Viu só? Não é tão difícil manter o deck de madeira em bom estado. Porém, é necessário fazer a manutenção com regularidade para que ele possa durar por muitos anos.

Caso ainda esteja em dúvida, venha conhecer as opções de deck de madeira em nossa loja!

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 20/02/2024
magnifiercross