SHOWROOM (11) 5053-8333

Painel de madeira para cozinha: Como manter limpo?

Se a madeira resiste muito bem no piso, é claro que ela também pode resistir na cozinha, e se algumas espécies ficam expostas ao tempo, ao sol e chuva, e ainda assim não deterioram, então por que a pouca umidade da cozinha poderia estragá-la?

Esses argumentos são suficientes para que você perceba como é possível ter um painel de madeira para cozinha, mas existe um porém: nesse cômodo da casa temos a gordura, que é expelida durante o processo de cozimento dos alimentos.

Mesmo que você não faça frituras em excesso, o vapor que é produzido libera partículas de gordura que aderem nas superfícies da cozinha, e isso inclui o seu painel de madeira. Então, nesse espaço você tem a gordura como sua inimiga sempre!

Leia também: Afinal, posso usar revestimento de madeira na cozinha? 

Mas é muito fácil removê-la, talvez você pense, afinal existem tantos desengordurantes hoje em dia, que tornam muito simples a limpeza da cozinha. Sim, de fato isso é verdade, mas o que você precisa considerar é que o painel de Madeira para cozinha não pode ser limpo como o seu fogão.

 

Cuidados com seu painel de madeira

Veja a seguir como você deve (ou não) proceder com a limpeza desse material para que ele mantenha seu aspecto e durabilidade.

1 – Use panos macios

Sempre que for fazer a limpeza do painel de madeira da cozinha prefira usar panos macios. Eles reduzem o atrito com a superfície e não provocam arranhões nem danificam o verniz ou cera.

2 – Jamais use palha de aço

A palha de aço vai destruir o acabamento do seu painel de madeira para cozinha, vai tirar o verniz dele e provocar muitos arranhões, por isso, nunca mesmo use esse tipo de material ou outros que sejam abrasivos.

3 – Evite produtos químicos na limpeza

Como dito, os desengordurantes devem ser evitados na hora de limpar painel de madeira, assim como outros produtos químicos. Isso porque eles podem danificar o verniz e causar manchas na madeira.

4 – Use sabão neutro e água morna

Se for preciso fazer apenas uma limpeza leve, use um pano úmido para eliminar manchas do painel, mas se ele estiver engordurado, faça uma solução com água morna e sabão neutro, aplicando com uma bucha macia ou pano.

Em seguida, use outro pano úmido com água para retirar o excesso de sabão e a sujeira, e em seguida, um pano seco para enxugar o painel e evitar que ele absorva água.

Leia também: Revestimento de madeira moderno

Como manter o painel limpo

O ideal para que seu painel de madeira dure por muito mais tempo é manter a limpeza dele. Assim você vai evitar que a gordura se acumule e seja preciso fazer uma limpeza mais pesada. E para manter, nada melhor do que limpar sempre.

Ao final de todos os dias passe um pano úmido no painel para eliminar a poeira, porque ela pode formar crostas e ainda absorver a gordura facilitando que ela se deposite sobre a madeira. E uma vez por semana, use o sabão neutro para eliminar resíduos que possam ter se acumulado.

Prefira que o fogão fique distante do painel para que ele receba menos gordura vinda dali. Entretanto, você pode usar exaustor, coifa ou depurador de ar para que a gordura não se espalhe pelo cômodo.

A limpeza do painel de madeira para cozinha não é complicada, e o segredo maior é evitar que ela se acumule. Por isso, mantenha uma rotina constante de cuidados para que esse material tenha uma durabilidade ainda mais longa.

SIGA NAS REDES
Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp chat