SHOWROOM (11) 5053-8333
Atualizado em 29/09/2020 por Parquet SP

Piso de madeira

O piso de madeira é uma das opções preferidas para decorar. Isto porque, apesar de simples, o material é bastante nobre e versátil, combinando com quase todos os tipos de decoração.

Desta forma, é possível dizer que a madeira voltou a ser uma forte tendência para ambientes residenciais e comerciais. E além de oferecer elegância, também confere status aos locais onde é instalada.

Confira 5 dicas de como escolher seu piso de madeira clicando aqui!

Tipos de piso de madeira

Muitas vezes, na hora de escolher um piso de madeira, surgem dúvidas sobre qual seria a melhor opção, uma vez que são muitos nomes diferentes, acabamentos e ainda existem diversas imitações em outros materiais.

Os pisos utilizados desde sempre são o parquet, o taco e os assoalhos de madeira, muito comuns em casas e apartamentos antigos, compostos por madeira maciça e podendo ser envernizados várias vezes.

Tacos de madeira

Esse tipo de piso é composto por pedaços pequenos de madeira, separados e colocados um a um sobre um contrapiso. Sua instalação é um pouco mais demorada, pois é necessário lixamento e aplicação de verniz.

Apesar de todo o trabalho, o resultado é incrível, com um design especial, que dependerá da posição dos tacos. Quando bem colocados, a durabilidade é maior. Pode oferecer uma aparência bastante moderna ao ambiente.

Piso laminado

O piso laminado é um dos mais famosos, e com instalação rápida e fácil. Geralmente, é o mais procurado por apresentar o metro quadrado mais acessível do mercado. Além disso, ele já contém acabamento, e não precisa de verniz ou cera.

Carpete de madeira

Após instalação, o resultado final do carpete de madeira lembra bastante o piso laminado. Por ter menos camadas protetoras, existe um risco maior de ser danificado. Ainda assim ele pode ter um preço acessível, e o resultado também é ótimo.

Assoalho

Esse tipo de piso de madeira é de alta qualidade, principalmente por ser mais espesso, com um valor superior aos laminados. Em geral, é o sonho de consumo de muitas pessoas.

Sua composição é proveniente de madeira natural, sendo de árvores como Ipê, Jatobá, Peroba e Carvalho, todas fortes e bem resistentes. Necessita acabamento especial com verniz ou cera, além de constante manutenção.

Parquet

Os pisos parquet apresentam uma beleza sem igual. Composto por pequenas peças de madeira, agrupadas, que formam desenhos geométricos e podem misturar diversos tipos de árvores.

A instalação pode demorar um pouco para ser feita, pois após a aplicação, ele deve ser lixado e envernizado, levando mais tempo para secar. Mas, o resultado final é fantástico!

Madeira de demolição

É um tipo de piso mais nobre, de altíssima durabilidade. Provém, muitas vezes, de madeiras já em extinção, tais como a Peroba Rosa. Oferece um acabamento rústico ao ambiente. O metro quadrado é mais caro, mas vale a pena, pois o resultado é incrível!

Madeira maciça

O piso de madeira maciça é feito de madeira natural, nobre e bastante durável, responsável por oferecer mais aconchego ao ambiente. A instalação é fácil, e ele não acumula sujeira. Além de ser hipoalergênico e com conforto térmico.

Esse tipo de piso pode ser lixado e envernizado várias vezes, e a cada manutenção, ele se torna ainda mais novo.

Piso vinílico

O piso vinílico é emborrachado, e por isso possui um ótimo desempenho acústico e térmico. Ele é muito resistente, com alta durabilidade. Além de não reter a poeira, sendo fácil de limpar. Pode ser aplicado diretamente no contrapiso.

Quais os cuidados com o piso de madeira?

A melhor forma de evitar os danos no piso de madeira é investir em cuidados constantes. É importante lembrar que não se deve lavar ou aplicar produtos químicos, uma vez que esse tipo de material é sensível a determinadas substâncias como álcool e alvejantes.

Outra boa dica é utilizar panos úmidos com produtos sem amônia, e investir em tapetes nos ambientes onde há uma grande circulação de pessoas, como a sala de estar, por exemplo.

Diariamente, deve-se varrer com uma vassoura de cerdas macias. Para evitar o atrito da sujeira com o piso, a melhor opção é utilizar o aspirador de pó.

E lembre-se: a luz do sol pode ressecar a madeira e danificar o piso, prejudicando sua qualidade. Sendo assim, em áreas onde a incidência solar é maior, deixe as cortinas fechadas em determinados horários.

Se você deseja uma casa bem equipada e decorada, com materiais de qualidade, entre em contato conosco!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This
× Fale direto no WhatsApp