SHOWROOM (11) 5053-8333

Tacos de madeira para estilo clássico

O tipo de piso escolhido para um ambiente tem forte influência sobre o tipo de espaço que construímos. Isso porque alguns materiais, e também estilos e forma de empregá-los, determinam a decoração desse lugar.

A madeira é um dos materiais que pode ser utilizado em praticamente todos os ambientes e para qualquer decoração. Sendo neutra e versátil, com ela podemos criar desde o estilo mais clássico até os mais modernos.

E para quem deseja manter o estilo conservador, os tacos de madeira são uma ótima escolha para projetos clássicos, que nunca saem de moda. Entenda por que.

Quando os tacos começaram ser utilizados?

A madeira começou a ser explorada no Brasil de uma forma mais intensa assim que os colonizadores portugueses chegaram aqui. Havia a necessidade de construir habitações para formar as vilas e a sede do império, e sendo assim, o material a disposição era a madeira.

Ela já era muito explorada na Europa, porque além de abundante também ajudava a manter a temperatura mais agradável nos ambientes, por ter propriedades antitérmicas que faziam a isolação do frio.

No entanto, quando vieram para cá os portugueses mesclaram o seu modo de utilizar a madeira com o dos índios. Assim, prevaleceu a sua arquitetura, mas utilizando técnicas indígenas para trabalhar a madeira.

E dessa utilização constante do material as técnicas foram evoluindo até chegarmos aos tacos de madeira, peças pequenas e maciças que são instaladas uma a uma para compor o piso, e que naquela época permitiam maior aproveitamento do material.

A espécie mais explorada naquela época era o pau-brasil, madeira desconhecida no exterior, mas abundante em terras brasileiras, e que foi largamente exportada para a Europa. No entanto, também eram exploradas outras espécies como:

  • Jatobá;
  • Maçaranduba;
  • Carvalho;
  • Jequitibá;
  • Cedro vermelho;
  • Ipê, entre muitas outras.

Embora a madeira tenha sido utilizada desde os primórdios da história do Brasil Colônia, os tacos de madeira tiveram seu auge na decoração de ambientes entre as décadas de 50 e 70. Depois, foram perdendo espaço no mercado para os novos materiais que surgiam, como a cerâmica.

 

O estilo clássico dos tacos de madeira

Por ter sido amplamente utilizado para ambientes diversos em décadas antigas é que os tacos de madeira se tonaram um clássico entre os pisos. A principal referência que atualmente se faz deles é que “a casa da vovó tinha um piso assim”.

Por isso, para quem deseja compor um estilo conservador e clássico para seus ambientes, pode apostar sem erro nos tacos de madeira, pois eles trazem esse estilo, mas nunca deixam de ser tendência.

Isso porque, como dissemos, a madeira pode harmonizar com diversos estilos, e assim, mesmo quem não deseja compor todo um ambiente clássico, mas quer se manter conservador em alguns elementos, o piso de tacos pode mesclar esse estilo e trazer resultados interessantes e equilibrados.

Também para as pessoas que gostam do estilo retrô os tacos de madeira são uma excelente escolha, por remontarem às décadas passadas e resgatarem esse período, especialmente se combinados com elementos, objetos e texturas que também remetam a esse período.

O que há de diferente dos tacos antigos para os novos?

O estilo dos tacos de madeira não mudou ao longo desses anos, mas foi complementado pelas novas tecnologias. Hoje os processos fabris são mais modernos, o que permite fabricar diversas peças em pouco tempo, com acabamento impecável.

O processo de extração, secagem e tratamento da madeira também modificou-se, com a finalidade de manter a sua estrutura e durabilidade por muito mais tempo.

Além disso, hoje existem diversos tipos de vernizes, ceras e outros produtos para acabamento final que conferem um visual diferenciado para cada ambiente.

Assim, quem deseja ter um estilo clássico pode optar por tacos de madeira, que criam esse estilo, mas agora trazem a modernidade dos novos processos de fabricação para que o taco dure ainda mais.

E com a possibilidade de restaurar a madeira, esse piso se torna ainda mais interessante, porque pode ter o visual renovado quando preciso, mantendo-se sempre como novo.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO