Os cuidados com o piso de madeira você já conhece e sabe que é preciso manter longe de umidade, não submergir, evitar a abrasão e reaplicar o verniz para manter a proteção e a boa aparência. Mas e quando a madeira está no teto? Você sabe como cuidar do seu forro de madeira ou tem algumas dúvidas?
Hoje vou ensinar para você a maneira certa de manter o seu forro de madeira sempre muito bem conservado para que mantenha-se belo por mais tempo e também aumente a sua durabilidade. Continue a ler o artigo!
Conservando o forro de madeira em passos simples
A madeira é belíssima e confere status para um ambiente. Combinada de diversas maneiras, ela é um material neutro que pode compor diversos tipos de decoração em estilos muito variados. Porém, todo o charme da madeira se perde se ela não for bem conservada e por isso, além de cuidar bem do seu piso também é preciso dar atenção para o forro de madeira.
Assim como no piso, a madeira no teto precisa ser conservada. Apesar de ela não sofrer com o trânsito de pessoas, o arrastar de móveis, o atrito, entre outras agressões, a madeira do forro também sente as variações climáticas, as mudanças na umidade relativa do ar e seu verniz resseca com o tempo. Por isso, é essencial fazer o controle de sua manutenção.
Os cuidados com seu forro de madeira se iniciam logo na instalação do mesmo. É essencial ter certeza de que o teto não possui nenhum tipo de infiltração. Goteiras e umidade precisam ser extinguidos antes de se instalar o forro, porque a madeira em contato com a água vai deformar e apodrecer.
Ainda que ela esteja protegida e impermeabilizada, se a madeira estiver em contato constante com a umidade diretamente sobre ela, o verniz e os tratamentos não vão suportar as agressões da água e acabarão perdendo a sua eficácia.
Depois de certificar-se da ausência de umidade no teto, é preciso escolher uma madeira devidamente tratada contra o ataque de cupins e pragas, também impermeabilizar e ainda fazer a aplicação de verniz ou tinta para que ela possa ter sua vida útil ampliada.
Depois de instalado o forro de madeira, os cuidados no dia a dia são simples. Basta retirar o pó que possa se acumular, bem como teias de aranha e outras impurezas com o auxílio de um material macio, que não danifique o verniz da madeira. Se necessário, o forro pode ser higienizado com um pano úmido, assim como o piso.
Depois de alguns anos de uso, se o verniz começar a ficar desbotado ou então ressecado, não é preciso trocar o forro de madeira. Assim como o piso de madeira maciça, o forro também pode ser restaurado.
Basta lixar a superfície do forro e extrair todo o verniz ou a tinta antiga e deixar a madeira uniforme. Depois disso, retirar os resíduos de madeira e deixar a superfície pronta para ser tratada com um produto novo.
Reaplique o verniz ou a tinta no forro, e nessa restauração, aproveite para mudar a aparência do forro caso deseje, com o uso de vernizes com outra tonalidade. Mas não deixe de aplicar o produto depois de lixar a madeira. Lembre-se que ainda que seu teto não apresente infiltrações ou goteiras, a umidade também está presente no ar. O excesso ou a ausência dela podem danificar a madeira sem proteção.
Para os dias mais úmidos, mantenha a casa bem ventilada para diminuir a umidade no ambiente, e nos dias mais secos utilize o umidificador de ar para que a madeira possa ser reidratada e sofrer menos com a estiagem.
Viu só como não é complicado cuidar de um forro de madeira? Assim como no piso, a madeira é prática para o dia a dia, e é por isso que ela tem sido a primeira opção de muita gente!