A decoração ainda é vista por muitas pessoas como sendo algo destinado apenas para quem tem muito dinheiro ou então para datas especiais. Porém, a decoração é uma parte importante da identidade de uma casa. Descubra a importância da decoração lendo o nosso artigo.
Decorar é demonstrar o seu estilo e personalidade
Quando nos vestimos, escolhemos um calçado e acessórios, procuramos fazer tudo isso segundo a forma como nos sentimos melhor, não é mesmo? Isso denota o nosso estilo e também demonstra um pouco da nossa personalidade. Quando se trata da decoração da casa acontece o mesmo.
Nossa casa é uma extensão de nós mesmos, ela reflete aquilo que somos, nossa personalidade, o jeito de ser e também aquilo que pensamos e acreditamos. Cada detalhe da casa, desde a cor das paredes, passando pelos lustres e luminárias, os quadros, esculturas, plantas, tapetes, entre outros elementos, são escolhidos de acordo com o nosso gosto, não é? Assim, um pouco de nós fica impresso na decoração.
Essa é a importância da decoração, afinal, através da escolha correta de cada elemento conseguimos dar identidade para nossa casa, e essa identidade precisa ter a ver conosco. A casa deve ser um espaço confortável e agradável para quem a habita, prática segundo as necessidades de cada e atendendo a essas necessidades.
A influência da decoração em nosso humor
Você já percebeu como nosso comportamento e humor mudam conforme o ambiente em que estamos? Isso acontece porque o ambiente tem uma forte influência sobre como nos sentimos. As cores conseguem atuar em nosso sistema nervoso, a poluição visual pode causar agitação e irritabilidade, a ausência de elementos causa monotonia, e assim por diante.
Quando decoramos a nossa casa, a escolha de cada elemento, de cada cor e textura utilizados, deve ser planejada para que no resultado final tenhamos um ambiente que esteja em equilíbrio com aquilo que desejamos sentir naquele espaço.
Nem sempre é necessário decorar toda a casa com um só estilo. Podemos mudar os estilos conforme aquilo que desejamos sentir em cada cômodo. O quarto pode ser um espaço mais tranquilo, a cozinha um ambiente alegre e descontraído, a sala pode ser acolhedora e aconchegante, a sala de vídeos alegre e dinâmica, o escritório mais sério e compenetrado, enfim, podemos brincar com a decoração segundo aquilo que desejamos para nossa casa.
Assim, podemos também incluir na decoração elementos disponibilizados segundo nossas crenças e técnicas de terapias alternativas, tratamentos ou conhecimentos que favoreçam o equilíbrio dentro do lar. É o que acontece quando empregamos o feng shui, por exemplo, ou quando inserimos motivos religiosos, regionalistas, folclóricos, esportivos, entre tantos outros temas que nos agradam.
O emprego das técnicas, assim como a utilização de elementos que sejam condizentes com nossos gostos e preferências, ajuda a manter os ambientes mais agradáveis pra nós. Dessa maneira nos sentimos bem em nossa própria casa, ela se torna um refúgio onde estamos a vontade e nos sentimos acolhidos, e não como estranhos.
Por isso, aproveite cada dica de decoração que você encontrar e receber, mas sempre para empregar segundo o seu estilo, sua personalidade, seus gostos e suas crenças. Pois é assim que você vai criar ambientes equilibrados e harmônicos segundo o que você busca para si mesmo.