Já faz tempo que o setor de decoração não se preocupa mais em combinar os mesmos materiais sempre. Isso porque a mistura de materiais é o que tem proporcionado projetos diferenciados, cheios de estilo e sofisticação.
E uma das práticas que ajudam a decorar os ambientes de uma forma marcante é combinando rodapés de madeira com o piso frio. O resultado dessa combinação é um visual harmônico com um detalhe belíssimo.
E hoje vamos dar algumas dicas de como combinar os rodapés de madeira com os pisos frios, para conseguir um belo acabamento nos ambientes. Além disso, que tal aprender como conservar o rodapé sempre belo? Então acompanhe!
Como combinar os rodapés de madeira com o piso frio?
Pode parecer um grande desafio, mas na verdade não há muito segredo para combinar a madeira com outros materiais. E isso acontece porque a madeira é ideal para todo tipo de ambiente por ser um elemento neutro.
Ela harmoniza facilmente com tudo, e isso inclui os pisos frios, como o porcelanato, as pedras e a cerâmica.
A principal preocupação na hora de combinar os rodapés de madeira com o piso é pensar no resultado final que se deseja alcançar. Algumas pessoas preferem manter a parede homogênea, outras desejam destaque para o rodapé, assim, para combinar melhor precisa-se saber qual o efeito final esperado.
Homogeneidade
Para quem deseja homogeneidade, a cor das paredes influencia no rodapé. Isso porque há madeiras de diversas tonalidades, assim, dependendo da tinta utilizada nas paredes então é que se escolherá a madeira do rodapé.
Em algumas situações as pessoas preferem pintar o rodapé para que ele tenha o mesmo tom da parede, mas nesse caso perde-se a cor natural da espécie escolhida.
Em outros casos há quem deseje que o rodapé não tenha uma tonalidade muito diferente do piso que foi escolhido, mantendo-se dentro da mesma palheta ou num tom bem aproximado, dando continuidade para ele. Nesse caso, basta escolher a espécie que tenha essa coloração que harmonize com o piso.
Destaque
Já para quem deseja destaque no rodapé, então a cor da madeira deve ser totalmente diferente das paredes e do piso escolhido. Muitas vezes ele atua até mesmo como um divisor, para quebrar a homogeneidade do ambiente. Porque alguns espaços possuem piso e parede da mesma cor.
O rodapé então, destaca-se no conjunto, porque não se parece nem com nem com outro. Ele pode harmonizar em tom com as portas e janelas, ou então detalhes da decoração e a mobília.
Detalhe
O rodapé também pode ser um detalhe da decoração, que acompanha ou fica interligado com outros. Esse é o caso dos rodapés fabricados no mesmo tom ou madeira do que os batentes, por exemplo.
Nesse caso, a impressão que se tem é de que o rodapé contorna as portas, o que causa um efeito muito bonito e incorpora a decoração.
Para complementar, é interessante que as janelas também recebam uma moldura na mesma madeira, o que ajuda a detalhar ainda mais.
Cuidados com os rodapés de madeira
Confira algumas dicas de cuidados e manutenção para que o rodapé esteja sempre conservado e higienizado:
1 - Cuidado na hora de varrer para não bater a vassoura no rodapé, o que pode causar danos.
2 - Utilize um pincel, escova ou pano macio para retirar o pó dos detalhes do rodapé.
3 - Para eliminar marcas ou sujeira mais pesada, use uma bucha macia, ou pano umedecido em uma mistura de água com sabão neutro e seque logo em seguida.
4 - Se houver móveis próximos ao rodapé, coloque protetores nos pés para evitar pancadas ou então afaste-os da parede.
5 - O aspirador pode ser utilizado para eliminar a poeira também, mas tenha cuidado para não arranhar a madeira.
Os rodapés de madeira são naturalmente charmosos e podem harmonizar com tudo, e sua durabilidade é excelente quando bem cuidados, por isso, é uma ótima opção para quem tem bom gosto e quer um resultado perfeito.