Durante muito tempo foi cultivada a ideia de que a madeira não pode ter contato com a água porque rapidamente suas fibras começariam a apodrecer. Porém, isso não é totalmente verdade.
Algumas espécies de madeira são muito resistentes à umidade, e vemos a prova disso nas embarcações fabricadas com esse material. Por isso, o revestimento de madeira também pode ser utilizado na cozinha.
E é sobre esse assunto que vamos conversar no post de hoje, para você entender como decorar esse ambiente de uma forma charmosa, elegante e moderna, aproveitando toda a beleza e versatilidade da madeira.
O revestimento de madeira na cozinha não vai mesmo estragar?
Como dissemos na introdução, o pensamento de que a madeira não suporta a água é muito antigo, mas o conhecimento sobre esse material mudou ao longo do tempo. Além de serem estudadas as espécies mais resistentes, o tratamento da madeira também mudou.
Hoje, é feita a secagem ideal da madeira, a aplicação de produtos que protegem suas fibras e ainda a finalização com vernizes e resinas que a impermeabilizam. Ou seja, temos um produto final muito mais resistente e durável.
Por isso, aliando a durabilidade e resistência natural de algumas espécies aos tratamentos que a madeira recebe, o revestimento desse material na cozinha pode ser utilizado sem nenhum problema.
Em quais áreas da cozinha posso instalar o revestimento de madeira?
Já não existe mais uma regra sobre o local certo para instalar o revestimento de madeira na cozinha. Se sua preocupação maior é a água, saiba que ela pode até mesmo estar na bancada da pia, sem que isso cause danos ao material.
Estando a madeira bem tratada ela não absorverá umidade, e por isso, não é preciso se limitar a detalhes nos móveis, ou então escolher uma parede para revestir, e bem longe da pia. É possível inclui-la onde você quiser, porém, é preciso ter cuidado com as fontes de calor.
Lembre-se de a madeira é um material inflamável, e sendo assim, ela próxima do fogão pode ser utilizada, mas com cautela e reconhecendo a necessidade de cuidados extras e atenção. Esteja atento também ao calor do forno elétrico, pois isso pode reduzir a vida útil da madeira.
Quais cuidados devem ser tomados com a madeira na cozinha?
Assim como qualquer outro tipo de material que você utilize no revestimento da cozinha, a madeira precisará de cuidados para se manter conservada. Porém, nada complicado ou difícil de ser colocado em prática. Veja só:
1 - Nas áreas molhadas, procure sempre enxugar a madeira depois de utilizar o espaço. Evite deixar poças ou respingos na madeira para prevenir problemas. Ou seja, tenha sempre um pano macio e absorvente para aluxar nas tarefas.
2 - Não dispense o uso do depurador de ar ou de uma coifa para reter vapores e gorduras produzidos durante o preparo de alimentos. Assim evita-se que partículas de sujeira se depositem na madeira e outros materiais da cozinha.
3 - Na hora de limpar o revestimento de madeira, evite utilizar produtos abrasivos para que ela não sofra danos, como arranhões, manchas ou a perda de sua camada protetora. Prefira buchas ou panos macios com sabão neutro para fazer a higienização.
4 - Sempre que perceber que o revestimento precisa de manutenção, contrate um especialista para fazê-la. Com o tempo a madeira precisará ter sua proteção renovada, porque essa camada superficial naturalmente ficará envelhecida. Isso vai demorar anos para acontecer, mas precisa ser feito.
Como você viu, o revestimento de madeira pode ser utilizado sem nenhum problema na cozinha, ela apenas precisa de cuidados que são diferentes do que para outros tipos de revestimentos. Mas quanto à água e vapores, a madeira resiste muito bem.