A arquitetura das construções aqui no Brasil recebeu forte influência das nações colonizadoras, e também de povos que migraram para cá ao longo dos séculos. Com o passar do tempo fomos criando nossa identidade, mas novas inspirações sempre vêm modificar a forma como trabalhamos estruturas e interiores.
O loft, por exemplo, é um estilo de construção – para alguns um estilo de vida – proveniente da Europa, e depois difundido para os Estados Unidos e outros países. Antigamente ele era uma forma de aproveitar espaços em celeiros e galpões altos, mas na década de 1950 passou a ser utilizado no meio urbano.
Hoje, o loft tem feito parte de projetos que visam construir ambientes diferenciados, ou então como uma forma ainda de aproveitar o espaço de construções altas, mas agora novos estilos estão sendo acrescentados a esse modelo.
E no projeto desenvolvido pela arquiteta Marisa Murta temos um exemplo de como um loft pode ser um espaço sofisticado, agradável, charmoso e confortável. Ela projetou um loft inglês na Vila Olímpia, em São Paulo, e você pode conferir a seguir o resultado.
O projeto de Marisa Murta na Vila Olímpia
Para desenvolver o projeto do loft inglês na Vila Olímpia, que também consta na página do Instagram de Marisa Murta, a arquiteta utilizou materiais e texturas que estivessem em harmonia com o estilo desse tipo de construção. Afinal, o charme dos lofts é preservar a rusticidade com estilo.
Por isso, todas as paredes foram revestidas com tijolos vermelhos, que por si só deram o acabamento ideal que o loft precisava. Esse material é um dos produtos da Lepri Finas Cerâmicas Rústicas.
Já para as bancadas foi escolhido o granito, pedra que o mesmo tempo confere sofisticação e rusticidade para os ambientes, sendo um elemento que contrasta e harmoniza de diferentes maneiras. Aqui imperou o preto absoluto da Artesamarmo Mármores e Granitos.
Para o piso foi escolhida a madeira, a fim de preservar também o estilo do loft. Nesse caso, foi utilizado um piso de madeira de demolição da ParquetSP. A espécie escolhida foi o Cumaru e o efeito do piso, de acordo com a arquiteta, foi fundamental para promover a integração estética entre os ambientes reformados: sala, cozinha e varanda gourmet.
Também a marcenaria foi projetada por Marisa Murta, e feita sob medida para que se pudesse obter um ambiente exclusivo e com total aproveitamento do espaço disponível. A execução do projeto foi da equipe da Marcenaria Folha.
Um projeto sustentável
Nesse loft da Vila Olímpia note que os materiais escolhidos, especialmente o piso, têm um forte enfoque na sustentabilidade. A madeira de demolição é proveniente de reaproveitamento de construções antigas, sendo que o material ainda se encontra em perfeitas condições de uso.
Essa é uma das características dos projetos de Marisa Murta: a sustentabilidade. Afinal, a arquiteta e designer de interiores, pós-graduada em Educação Ambiental, baseia cada um de seus projetos nos pilares ecológico, social e cultural.
Sendo assim, ela trabalha com projetos sustentáveis, residenciais e corporativos, sempre privilegiando o design contemporâneo nacional. Ou seja, há a valorização da cultura brasileira com foco na preservação ambiental, sem perder em estilo e bom gosto.
Marisa Murta traz em seu portfolio, que você pode conferir em seu site, diversos outros projetos interessantes e também experiências e vivências como:
- docência nos cursos de formação técnica em Design de Interiores (SENAC-SP);
- docência em formação e treinamento de docentes da rede SENAC (2001);
- atuou junto ao MEC na reformulação do Curso Técnico de Design de Interiores, com adequação aos parâmetros do MEC-LDB;
- foi coordenadora técnica do Programa Ágape de Revitalização Socioambiental (São Paulo);
- foi um das organizadoras do 1º. FIEV – Fórum Internacional de Economia Verde – Estratégias para o Agronegócio;
- assinou e coordenou a Cenografia da Exposição das Escolas Referência da UNESCO “Construindo o Futuro que Queremos”, no RIO+20;
- é responsável pelo curso livre de Arquitetura e Design de Interiores Sustentáveis do Centro Universitário Belas Artes, SP;
- Ministra aulas na UNIRP – Centro Universitário de Rio Preto-SP, na Disciplina Design Sustentável no curso de pós-graduação Projeto em Design de Interiores.
Um belíssimo trabalho dessa grande arquiteta, do qual a ParquetSP se orgulha em ter participado com uma parcela significativa de contribuição, por meio de um dos seus produtos, o piso de madeira de demolição em Cumaru.