Os pisos de madeira, embora fabricados com a mesma matéria-prima, não são todos iguais. Eles variam tanto na espécie escolhida como também no tipo de piso. Afinal, esse material pode ser trabalhado de várias maneiras, e assim, temos diversos modelos de piso de madeira.
Eles são destinados tanto para áreas internas como externas, e a aplicação é o que define o melhor modelo a ser utilizado em cada projeto. Também o estilo do ambiente e o resultado que se deseja são fatores que influenciam nessa escolha.
Que tal conhecer as opções que existem? Continue lendo e confira os modelos de piso que você pode instalar em seus espaços.
Modelos de pisos de madeiras
1 - Piso pronto
Esse piso é o ideal para quem deseja menor tempo em sua obra ou reforma, porque ele já vem com acabamento de fábrica e só precisa ser instalado sobre o contra piso. Dispensa o lixamento e aplicação de verniz, o que exige um pouco mais de cuidado para evitar danos à peça.
O piso pronto pode ser fabricado em madeira maciça ou então nos modelos multiestruturado, multilaminado e multistrato, cada um com uma estrutura e tecnologia diferente, sendo ideais para projetos distintos.
2 - Assoalho
O assoalho de madeira é composto por tábuas maciças que podem ser restauradas, pois apresentam grande resistência e durabilidade. Essas tábuas podem ser mais ou menos longas e largas, dependendo do resultado que se espera. Pode ser fabricado em várias espécies com tonalidades e cores diferentes
3 - Taco
Diferentemente do assoalho o taco de madeira é composto por tábuas do mesmo tamanho, e sendo assim, é possível trabalhar essas tábuas no chão de modo que criem desenhos diferentes (gráficos).
Esses gráficos variam para cada tipo de taco, afinal, podemos escolher entre o Tradicional, o Legneto, o Versailles e o Palito. Cada um deles oferece um efeito diferente e pode ser mais ou menos indicado para os ambientes em função da decoração que será empregada.
4 - Parquet
O piso parquet é mais uma opção entre os modelos de piso de madeira, e também é prático como o piso pronto na questão de tempo de entrega de um projeto, embora ele não venha com acabamento de fábrica como o outro.
O parquet é uma peça composta por várias tábuas de taco. Elas são unidas para formar essa peça maior e facilitar a instalação. Mas nesse caso somente podemos optar pelo gráfico em dama, pois o parquet não possui várias opções de gráfico.
5 - Acústico
O piso acústico é fabricado com um tipo diferente de madeira, geralmente a cortiça, que impede que o som seja transferido de um ambiente para o outro. Esse tipo de piso é muito utilizado em lugares que precisam manter o som no ambiente ou não podem receber o som vindo de fora, como estúdios de rádio ou de gravação.
Mas ele também pode ser utilizado em residências ou empresas e escritórios, especialmente se estiverem localizados em prédios, porque assim esse piso evita que os sons de passos e outros mais vindos do andar de cima sejam ouvidos em baixo.
6 - Ecológico
O piso ecológico é uma opção interessante para quem deseja proteger a natureza e ainda agregar valor aos seus ambientes com um toque de sustentabilidade. Esse tipo de piso é fabricado com madeira de reflorestamento, como o eucalipto, ou então de espécies que não precisam ter a matriz sacrificada para estação da madeira como o bambu.
7 - Deck
O deck é diferente dos demais modelos de piso de madeira, porque ele é indicado também para áreas externas. Costuma ser muito utilizado em sacadas, na área da piscina, sob pergolados ou nos jardins de inverno.
Ele fica um pouco elevado do chão e possibilita que a água escoe, sem estar em contato com a madeira. Geralmente é fabricado com uma espécie mais resistente para suportar as agressões do tempo.
E ainda existe o piso esportivo, que é especial para ser utilizado em quadras. Sua estrutura é diferenciada para permitir que o atleta tenha mais conforto e segurança ao jogar e não atrapalhe o seu rendimento.
Escolheu o seu? Antes de optar pense no resultado que deseja e na decoração que irá utilizar, assim pode harmonizar o seu piso de madeira com o restante do conjunto e criar um ambiente confortável, charmoso e agradável.