O piso de madeira já foi considerado um elemento rústico, e ele ainda é aplicado nesse tipo de decoração com muito estilo. Porém, para as pessoas que preferem ambientes mais clean, com uma decoração minimalista, também é possível utilizar esse tipo de piso e obter resultados belíssimos.
Na verdade, o que vai mudar é apenas o tipo de piso escolhido, a sua cor e também o gráfico utilizado na instalação das tábuas. Tenha certeza, a madeira, ao mesmo tempo em que combina com ambientes rústicos, pode ser o material ideal compor ambientes mais suaves.
Continue lendo este post e veja como o piso de madeira pode combinar muito bem com a decoração minimalista. Você vai perceber esse material é muito mais versátil do que você imaginava.
Por que o piso de madeira combina com a decoração minimalista?
Ainda que seja um elemento natural, não necessariamente a madeira deve ser utilizada somente em ambientes mais rústicos. Ela também é bastante utilizada para compor espaços modernos suaves e delicados, como os ambientes com decoração minimalista.
Isso porque, como você já sabe, a madeira é um material bastante versátil, sendo assim, ela tanto pode ter esse aspecto mais rústico como também pode receber acabamentos ideais para aplicações mais sutis.
A decoração minimalista é caracterizada pelo mínimo de detalhes possível no ambiente. Ou seja, esse tipo de espaço não contém elementos em excesso para não poluir o seu visual. Geralmente são adotadas cores mais neutras ou claras, de forma que possa haver bastante harmonia e equilíbrio no ambiente.
Por isso, o piso de madeira pode ser ideal para esse tipo de decoração, o único cuidado que devemos ter é o de escolher a espécie correta, a disposição ideal das tábuas, uma textura mais suave e cores que estejam condizentes com esse estilo.
A seguir você confere algumas formas de combinar o piso de madeira com a decoração minimalista. Acompanhe.
Cor da madeira
Como dito, geralmente os ambientes que recebem a decoração minimalista possuem cores mais claras e suaves, sempre permanecendo nas paletas neutras. Por isso, ao escolher um piso de madeira para esse tipo de espaço, o ideal é não optar por algo diferente demais.
Não é preciso manter-se somente nos pisos brancos e cinzas ou em tom marfim. No minimalismo também podemos utilizar cores mais escuras, como os acastanhados ou mesmo pendendo para o preto. O cuidado que se deve ter é somente de combinar ou contrastar esse tom com o restante da decoração.
Texturas e veios
Como a decoração minimalista não é composta por muitos detalhes, na hora de escolher o piso de madeira o ideal é preferir as texturas mais simples. Por exemplo, evite as espécies de madeiras que contenham veios muito mais escuros contrastando, com o tom natural.
Para manter a harmonia e o equilíbrio dessa decoração, prefira madeiras que não tenham um grande contraste nesse sentido. Seus veios e sua textura, como a cor predominante, não devem ser muito diferentes no tom, para que não haja grande destaque.
Gráficos e instalação
Também é interessante que o piso de madeira escolhido não possua um gráfico muito detalhado. Embora seja muito bonito, o taco Versailles, por exemplo, possui muitos detalhes, sendo assim, pode não ser a melhor escolha para a decoração minimalista.
Prefira gráficos que não componham desenhos muito complexos, e para que haja ainda mais harmonia no visual, você pode preferir que a instalação das tábuas seja feita sempre na horizontal ou vertical.
Tamanho das tábuas
Outro detalhe interessante do piso de madeira na decoração minimalista, é optar por tábuas que sejam maiores. Isso porque elas não vão gerar grandes detalhes na superfície, como acontece com o taco Legneto.
Essa não é uma regra, porém, entenda que quanto menores forem as tábuas maior será a quantidade delas por metro quadrado, sendo assim, haverá também bastante detalhes no seu piso. Se você quiser evitar esse efeito visual, prefira as tábuas maiores e mais largas para ter mais homogeneidade.
E se você quiser valorizar ainda mais a sua decoração minimalista, opte por um piso de madeira que seja sustentável, já que essa característica garantirá ainda mais modernidade para o ambiente. O piso de bambu, por exemplo, é uma boa opção.
De toda forma, você pode escolher ainda outras espécies, e também outros tipos de piso de madeira. O ideal é ter em mente que esse tipo de decoração não requer muitos detalhes, mas você também pode dar uma atenção especial para o seu piso para que ele se destaque, e compor o resto da decoração de uma forma bem mais suave e clean.