Quando estamos construindo ou reformando, queremos sempre o melhor. Seja em questão de qualidade ou custo benefício. Para escolha de cada material que será utilizado, levamos em consideração aqueles que estão no mercado e depois de uma ligeira pesquisa, optamos pelo ideal. Assim acontece com o piso também, porém, para esse elemento muitas pessoas geralmente prezam apenas a beleza e o visual e outros fatores como conforto, vantagens e características, são relevados. Mas para o consumidor que avalia todas as opções antes comprar, ele poderá se deparar com um piso excelente para ser explorado em qualquer construção: o piso ecológico. Você já pensou em colocar um piso ecológico na sua casa?
O que é um piso ecológico?
Os pisos ecológicos são aqueles fabricados com madeira de reflorestamento ou cuja matéria prima é conseguida de outras maneiras sustentáveis. Sua característica marcante é o fato de sua produção não agredir o meio ambiente e como são sustentáveis, não degradam a natureza. Isso garante a preservação do nosso planeta.
Os pisos ecológicos podem ser fabricados com vários materiais. Existem aqueles que partem de florestas plantadas exclusivamente para extração de madeira e, assim, a derrubada de matas nativas não acontece. Esse é o caso do piso de eucalipto, cuja madeira é conseguida em 100% nos reflorestamentos.
No caso do piso de cortiça, ele é extraído de uma árvore, mas a extração é feita respeitando e preservando a vida do espécime. A cortiça se trata apenas da casca da árvore, que volta a se formar sem agredir a planta. Por isso, não é necessário fazer a derrubada da árvore, o que garante a preservação da espécie.
Os pisos de bambu também são uma opção muito interessante de piso ecológico, porque o bambu naturalmente se espalha e cresce muito, formando grandes touceiras. Assim, fazendo a extração correta das varas, é possível ter matéria prima constante sem destruir a matriz. O piso de bambu é considerado uma das melhores opções para pisos sustentáveis.
Pisos ecológicos de madeira nativa
Existem também os pisos ecológicos fabricados com madeira de espécies nativas das florestas brasileiras. Porém, a diferença do piso ecológico para os demais, é que a madeira utilizada para a fabricação dos pisos sustentáveis não é retirada das florestas e a matéria prima é conseguida através de florestas plantadas especialmente para esse fim. Assim, a madeira de Ipê, Jatobá, Cumaru e outras, não é conseguida impactando-se o meio ambiente e a atividade das empresas que possuem certificados para comercializar essas madeiras ou seus produtos é regularizada junto aos órgãos ambientais, mais uma prova de que os pisos ecológicos têm sua fabricação controlada desde o início do processo, a fim de manter o meio ambiente intacto e com o menor impacto possível pela ação antrópica.
Por que optar por um piso ecológico para sua casa?
Algumas pessoas podem acreditar que o piso ecológico é interessante apenas para empresas ou instituições que desejam ter esse diferencial e atestar ainda mais sua preocupação com a natureza, uma medida para mostrar respeito pelo meio. Porém, apesar de ser realmente um meio dessas empresas conseguirem atingir os padrões de qualidade exigidos, o piso ecológico não é destinado apenas para elas.
Instalar um piso ecológico em sua casa, não somente é a certeza de contribuir com uma atividade que não está degradando o meio, mas também ajuda a valorizar a sua construção. Cada detalhe que é colocado numa construção eleva o seu valor. Assim, investir em sustentabilidade também para sua casa é uma forma de valorizar o seu imóvel, além de ser uma atitude responsável e que estará incentivando o comércio sustentável e ecológico de piso de madeira. E ainda enfraquece o trabalho de que explora indevidamente as florestas.
A ParquetSP terá o maior prazer em lhe instruir sobre os pisos ecológicos que comercializa e lhe apontar as opções mas indicadas para suas necessidades. Converse com um de nossos profissionais!