Piso de madeira é sempre piso de madeira, são todos iguais, certo? Errado! Os pisos que possuem matéria-prima madeira não são iguais entre si, apenas são fabricados com esse material.
Existem diversos tipos de pisos de madeira que variam em sua estrutura, a forma como são fabricados, a aplicação para cada um, o tipo de fixação, e a tecnologia empregada no piso. Além de que cada piso poder ser fabricado com diversas espécies de madeira ou poder ou não receber cera para assoalho de madeira e outros cuidados.
Entre esses tipos de piso temos o multistrato e o multiestruturado. Porém, esses dois geram muita confusão entre os consumidores, que nem sempre sabem qual é a diferença entre eles. E para acabar com essa dúvida, hoje vamos explicar o que os dois têm de diferente.
Diferenças entre o piso multistrato e o multiestruturado
Como os dois pisos são fabricados com camadas de madeira é comum que surjam dúvidas sobre a diferença entre o multistrato e o multiestruturado.
Ambos possuem a superfície recoberta com uma lâmina de madeira nobre, ambos recebem aplicação de óxido de alumínio entre as camadas de madeira. Mas o piso multistrato é fabricado com lamelas de madeira com 5 mm de espessura.
O multistrato, então, possui diversas peças de madeira maciça com alta densidade que são unidas e cruzadas. Como se fossem um grande mosaico, e em seguida é fundida sobre elas a lâmina de madeira nobre.
A posição das lamelas ajuda a garantir a estabilidade desse piso e também reduz o risco de empenamento e de abertura de frestas no piso. Ele resiste muito bem ao tráfego intenso e pode receber restauração por 2 ou 3 vezes para renovar a aparência do piso eliminando imperfeições ou o verniz antigo.
Já o piso multiestruturado possui diversas lâminas de madeira cruzadas. Essas lâminas constroem a base para o piso que será recoberto com uma outra lâmina com espessura entre 3 ou 4 mm. Essa última camada é o que define a aparência do piso. Nesse caso não há a construção de mosaicos, porque não se utiliza peças pequenas como no multistrato. Esse piso também pode ser restaurado de 2 a 3 vezes.
Há diferenças na limpeza de pisos multistrato e multiestruturado?
Os cuidados com o piso de madeira geralmente são muito parecidos em alguns pontos. Por exemplo, para nenhum piso de madeira é recomendada que seja feita a limpeza com água em excesso, deixando o piso submerso.
Também é preciso ter cuidado com os produtos utilizados e os utensílios. Produtos abrasivos e químicos devem ser evitados para não manchar o piso. O uso de cera para assoalho de madeira também é outra dúvida.
Aplicar a cera para assoalho de madeira pode ajudar a proteger a superfície do piso, mas é preciso sempre seguir a orientação do fabricante. Quando a cera para assoalho de madeira for liberada para uso, sempre prefira as marcas destinadas para madeira ou para o piso em questão.
Os pisos multistrato e multiestruturado possuem uma camada de madeira fina sobre eles. Por isso muitas restaurações ou lixamentos não são recomendados. Por isso é importante ter cuidado com esses pisos para evitar a necessidade de restauração. Para isso basta fazer a prevenção de problemas:
- Colocar feltros ou silicone nos pés dos móveis;
- Higienizar da maneira certa;
- Utilizar apenas os produtos liberados pelo fabricante;
- Evitar raspar objetos no piso;
- Não deixá-lo submerso;
- Limpar imediatamente líquidos ou produtos que se derramem sobre ele;
- Sempre usar vassoura de cerdas macias;
- Não deixar resíduos no piso que possam causar atrito, como areia ou terra;
- Evitar exposição direta ao sol.
Respeitando o tipo de piso ele pode durar por muitos anos. Basta evitar agressões, e sempre que tiver dúvidas, consultar uma empresa especializada.