Tenho certeza de que você conhece o rodapé, afinal, ele faz parte do acabamento da grande maioria das construções e tem a função de proteger a parede, esconder fios e cabos, esconder o espaço que fica entre a parede e o piso e também decorar. Mas e o cordão de madeira, você conhece? Hoje vou te apresentar esse acabamento e também como utilizá-lo.
Para que serve um cordão de madeira?
Assim como o rodapé, o cordão de madeira tem a função de ser um acabamento que protege a parede e esconde vãos que podem ficar entre o piso e ela. Os detalhes são muito importantes quando se deseja um ambiente decorado e charmoso, e o cordão de madeira é um detalhe muito bonito que utilizamos nos ambientes como uma funcionalidade e também uma decoração.
Note que o detalhe entre o piso e a parede faz muita diferença no visual do ambiente. Quando colocamos um piso e ignoramos o rodapé, parece que falta alguma coisa, e é justamente esse detalhe. O cordão de madeira, embora possa ser confundido com um rodapé, é na verdade menor do que ele e tem formatos diferentes que podem ser escolhidos segundo aquilo que você deseja.
Mais arredondado, côncavo, quadrado ou então como preferir. O cordão de madeira será o charme do seu piso, e por isso, ele precisa ser de madeira de qualidade e com um acabamento perfeito, afinal, detalhe deve ter perfeição, pois ele é quem traz o diferencial. E é por isso que a mão de obra que vai instalar o seu cordão de madeira deve entender do assunto.
A instalação do cordão de madeira
Você já teve a desagradável visão de um trabalho acabado, mas que parece estar pela metade? Pois é, acabamento é assim: ou está perfeito ou parece inacabado, e por isso, precisamos sempre tomar cuidado com os tipos de “profissionais” que contratamos para cuidar dos detalhes dos nossos ambientes. Existem muitas pessoas de boa vontade, mas nenhum conhecimento e infelizmente apenas boa vontade não é suficiente para que os detalhes estejam impecáveis.
Assim como todo acabamento, o cordão de madeira precisa ser instalado corretamente para que se encaixe perfeitamente à parede e ao piso. Observe com cuidado a pessoa ou empresa que fará a instalação do cordão, porque existe a forma correta de fixação do cordão, com os fixadores indicados pelo fabricante. Também é preciso observar os cantos mais difíceis do ambiente, as curvas, detalhes da arquitetura, enfim, pormenores que somente um profissional é capaz de fazer um bom trabalho.
O cordão de madeira deve ser manejado com cuidado para não ser danificado, precisa ser serrado com cautela para se encaixe perfeitamente nos cantinhos e cumpra o seu papel de acabamento e decoração. Por isso, quando for escolher o seu cordão, sugiro que escolha uma empresa séria que seja especialista em madeira e que tenha a sua própria equipe de instalação, assim você pode contratar o pacote de serviços e ficar tranquilo com a instalação do seu cordão de madeira.
Detalhes a serem observados
- O cordão de madeira é indicado para ambientes interiores, em locais exteriores ele pode ter seu tempo de vida útil reduzido;
- Esse acabamento não é indicado para locais que recebem limpeza com água e que precisam ser lavado frequentemente;
- Irregularidades no reboco devem ser preenchidas para que não fiquem vãos entre a parede e o cordão;
- Ambientes com umidade no piso ou nas paredes devem ter esse problema solucionado antes de fazer a instalação do cordão.
O cordão de madeira é um acabamento charmoso e muito bonito que você pode explorar em seus ambientes. E não pense que por você ter um rodapé não pode ter um cordão de madeira! Esse detalhe pode ser utilizado juntamente com o rodapé e também nas escadas, deixando este espaço com um toque a mais.