Um ambiente se torna muito mais rico visualmente quando optamos por instalar, além dos itens básicos também acabamentos. Eles são detalhes que ajudam a incrementar a decoração e possibilitam que o resultado final seja muito mais agradável.
E entre as opções de acabamentos para compor seus espaços está o cordão de madeira. Ele é uma peça pequena, mas que quando instalada faz toda diferença para valorizar o ambiente. E é sobre ele que nós vamos falar no artigo de hoje.
Continue lendo e entenda o que é o cordão de madeira, como ele contribui para sua decoração e também qual funcionalidade pode assumir.
O cordão de madeira
Um rodapé todo mundo conhece, e sendo assim fica mais fácil entender o que é o cordão de madeira. Isso porque esse acabamento é utilizado da mesma maneira como o rodapé, sendo um detalhe que finaliza o piso e faz a junção dele com a parede.
Mas o cordão de madeira também é aplicado em alguns projetos para dar acabamento no forro. Ou seja, ele também atua como rodaforro e ajuda a incrementar o visual do teto, para que fique com aparência mais agradável.
A diferença entre o rodapé e o cordão de madeira está no fato de que o segundo é uma peça mais fina e mais robusta do que o primeiro. Ou seja, enquanto o rodapé se eleva um pouco mais na parede e é mais fino, o cordão de madeira é uma peça mais baixa e mais arredondada.
Por que instalar um cordão de madeira?
Se o rodapé é uma opção para dar acabamento nos espaços, por que optar pelo cordão de maneira? Ora, é simples, porque cada um dos dois tem um visual diferente, e portanto, cada um pode harmonizar melhor com um determinado projeto.
Em questão de funcionalidade ambas peças atuam de forma similar. O cordão de madeira também é utilizado para proteger a parede contra impactos. Sua instalação impede que durante a limpeza, ou mesmo os móveis, acabem impactando-a e ferindo a pintura ou acabamento.
Mas além de sua funcionalidade o cordão de madeira também exerce papel estético no ambiente. Ele é um detalhe charmoso que contribui para a decoração do espaço e enriquece cantos que poderiam ficar pobres visualmente.
Na escada, por exemplo, o cordão de madeira é uma opção interessante para dar acabamento nos degraus. Ao invés de se utilizar o rodapé, podemos instalar o cordão, que fica mais delicado.
Cuidados na instalação do cordão de madeira
Antes de instalar o cordão de madeira é preciso saber que ele é uma peça indicada apenas para ambientes internos. Também é importante que o ambiente onde será instalado não receba limpeza feita com submersão e não seja muito úmido.
Isso porque o cordão não pode ficar mergulhado em água, para evitar que sua durabilidade seja comprometida pelas agressões que as fibras da madeira sofrerão em função do contato com a umidade excessiva.
Outro ponto importante é observar a qualidade do reboco. Falhas nesse acabamento ou irregularidades podem fazer com que o cordão não fique bem instalado, pois dificultam seu contato com a parede, podendo deixar frestas.
Quando muito expressivas, essas irregularidades precisam ser corrigidas antes de instalar o cordão, porém quando são mínima, elas podem ser preenchidas com cola de silicone acrílico.
Para obter um produto de qualidade esteja atento às garantias que o fabricante oferece, para ter certeza de que o material foi devidamente tratado e não sofrerá o ataque de pragas, além de resistir às variações de umidade relativa do ar.
O cordão de madeira é uma peça interessante para se ter no ambiente, porque é diferente e confere um acabamento diferenciado. E para conseguir um visual ainda mais exclusivo, opte por usar em conjunto o rodapé e o cordão em seguida, assim terá uma decoração mais rica e ainda protegerá o rodapé também.