Para dar um charme especial aos ambientes e também por causa de sua função útil, o rodapé é um excelente elemento para ser incorporado no interior. Ele pode ser fabricado em diversos materiais, porém, o rodapé de madeira é uma das opções preferidas para quem deseja um detalhe especial. Mas, assim como o piso de madeira, o rodapé de madeira precisa ser bem conservado para manter um aspecto bonito e charmoso.
Como combinar o rodapé de madeira
Ao contrário do que muitos imaginam o rodapé de madeira não precisa ser instalado apenas com pisos de madeira. Ao optar pelos dois o ambiente fica mais charmoso, porém, para quem já possui um piso de outro material, mas deseja esse detalhe, ele pode ser instalado também.
A madeira é um elemento neutro que pode ser combinado de diversa maneiras e para quem deseja incorporá-lo aos ambientes, mesmo sem ter um piso desse material, ela pode estar nesse detalhe. No rodapé, nos degraus da escada, no forro, em painéis, brises e outras opções interessantes.
A conservação do rodapé de madeira
Como uma das funções do rodapé é proteger a parede contra impactos e danos, quem acaba sofrendo é ele. O contato com a vassoura e outros equipamentos de limpeza, também móveis e até mesmo calçados ou brinquedos, pode danificar o rodapé.
Além disso, com o tempo ele também acumula sujeira e resíduos e precisa receber uma boa higienização para manter sua durabilidade. A limpeza do rodapé, a mais profunda, deve ser feita todo mês, porém, é possível manter o rodapé limpo no dia a dia sem muito esforço.
No dia a dia use uma vassoura macia para retirar a poeira do rodapé para que ela não se acumule. Uma vez por mês faça a limpeza mais caprichada, aspirando os resíduos do rodapé com um aspirador com cerdas e depois utilize um pano úmido para uma limpeza mais completa.
Erros ao limpar o rodapé
Como o rodapé de madeira pode ser combinado com pisos frios, pode acontecer de se realizar limpeza do piso submergindo-o em água, mas essa vai atingir o rodapé e pode danificá-lo. A madeira em contato com a água pode apodrecer mesmo que ela receba o tratamento impermeabilizante. Por isso, é preciso evitar submergir o piso quando o rodapé for de madeira.
Para realizar a sua limpeza, também deve-se evitar utensílios e produtos abrasivos, pois podem danificar o rodapé e seu verniz. Produtos químicos também devem ser evitados para não danificar as fibras da madeira ou manchar o rodapé. Para fazer uma solução de limpeza segura e eficiente, utilize apenas água e sabão neutro.
Rodapé de madeira danificado
Por mais cuidado que se tenha com o rodapé ele pode ser danificado com o tempo ou devido a uma agressão. Felizmente a madeira é um material que aceita facilmente a restauração e você pode reverter danos em seu rodapé em alguns casos.
Se o rodapé apresentar ressecamento ou se o verniz estiver descascando, basta lixar a madeira, retirar todo o resíduo de poeira e em seguida reaplicar o verniz para protegê-lo.
Em caso de danos mais sérios, como a quebra da peça ou então ranhuras mais profundas, é recomendado que seja feita a substituição. Caso você não saiba como proceder, consulte uma empresa especialista em pisos de madeira para que possa receber a instrução de como proceder para restaurar seu rodapé.
Ele não é um produto que se estraga facilmente quando bem conservado e higienizado da maneira correta, por isso, tente evitar impactos, atritos e produtos agressivos, para que a madeira sem mantenha conservada durante muito tempo.