A função principal do brise de madeira é reduzir a luz solar que incide nos ambientes. Também é utilizado para minimizar a visibilidade, mas não é somente assim que tem sido empregado. O brise está cada dia mais caindo no gosto das pessoas e sendo amplamente utilizado na decoração, ainda que não exerça suas funções principais.
Hoje quero mostrar para você 5 opções de locais para instalar o brise de madeira, alguns com funcionalidade e outros apenas como decoração, mas todos conferindo charme e elegância para os ambientes.
1 – Divisória para ambientes
O brise de madeira pode ser a opção ideal para quem possui ambientes integrados e deseja uma divisória entre esses ambientes, porém, de um modo charmoso e que não feche totalmente o espaço. O brise faz essa divisão mais sutil e agradável, conferindo um toque especial.
Também pode ser utilizado para criar um novo ambiente, por exemplo, numa sala muito ampla, onde se deseja fazer um cantinho de leitura ou um escritório, o brise pode fazer essa divisão e demarcação dos espaços.
2 – Painel da cama
Em todos os ambientes a madeira ajuda a criar um espaço mais aconchegante e elegante, por isso, incorporar esse material no quarto é uma boa opção para construir uma decoração agradável para esse espaço, como deve ser.
O brise de madeira é uma das opões para incorporar esse material no quarto. O brise pode ter a sua função verdadeira, que é a de vedar a luz e reduzir a visibilidade de janelas e vidraças do quarto, como também pode ser o painel da cama.
Nos quartos onde a cama fica abaixo da janela, o brise exerce a função de decoração e funcionalidade. Mas no quarto onde a cabeceira da cama está na parede vazia, ele pode ser o destaque desse espaço como painel.
O brise de madeira na cabeceira da cama é uma ideia original, que está caindo no gosto das pessoas e possibilitando um visual diferenciado para o quarto, fugindo um pouco do básico e mais tradicional, conferindo um resultado final interessante e criativo.
3 – Jardim de inverno
O brise é muito utilizado em áreas externas para decorar o jardim ou a área da piscina. Porém, para quem possui jardim de inverno ele também é uma boa opção para decoração desse espaço.
Mesmo em jardins menores o brise confere charme e rusticidade. Unido ao deck o espaço fica ainda mais belo. Também pode ser utilizado para base de um jardim vertical, contrastando com o verde das plantas e conferindo um resultado ainda mais natural.
4 – Painel da TV
Assim como o painel da cama, o da televisão também pode ser criado com o brise de madeira. Geralmente o painel da TV é uma placa inteiriça de madeira ou então pequenas tábuas que são unidas e revestem a parede inteira. Com o brise de madeira você pode ter um painel deferente, que não vai recobrir totalmente a parede.
Além de ter um visual diferenciado, o brise como painel de televisão ainda ajuda a manter o ambiente mais leve e mais clean pela menor quantidade de material, sem carregar o espaço com muita informação visual.
5 – Área de descanso ou repouso
Ter uma área de descanso ou um espaço para repouso é interessante para aliviar o estresse e ter um refúgio da agitação do dia a dia. Esse espaço pode ser na própria varanda, sacada ou separado da construção da casa. E o brise de madeira em todas as opções é interessante para ajudar a reduzir a visibilidade, favorecendo a privacidade e também controlando a incidência da luz solar.
Seja para ambientes internos ou externos o brise é um ótimo elemento, que ajuda a compor espaços com funcionalidade, mas sempre com estilo e ainda criando belas decorações. Ele ainda pode ser instalado em sacadas, vidraças, no teto ou na garagem, sendo que para empregá-lo nos ambientes é preciso apenas criatividade e bom gosto, elaborando um projeto único.