A luz do sol é necessária, mas muitas vezes ela pode incomodar quando incide diretamente dentro dos ambientes. Então, as cortinas comumente são adotadas para evitar essa incidência, mas o brise de madeira também é uma opção interessante.
Esse elemento é ao mesmo tempo decorativo e funcional, e pode ser utilizado tanto em fachadas empresariais como comerciais e residenciais. Além disso, também pode ser instalado em vidraças, obtendo-se um efeito muito charmoso e moderno.
E você sabia que existe mais de uma forma de fazer a instalação do brise de madeira? Sim, porque ele pode estar na posição horizontal ou na vertical. E neste artigo vamos falar um pouco da versão vertical e como ela difere da outra. Continue lendo!
Qual é a diferença entre brise de madeira horizontal e vertical?
Há quem acredite que a posição do brise, horizontal ou vertical, é determinada exclusivamente pela preferência do proprietário do imóvel. Mas apesar de ela ser considerada, outro fator importante pesa muito na hora de definir essa posição. Especialmente se o que se espera do brise é funcionalidade e não decoração.
Quanto à fabricação não existe nenhuma diferença expressiva entre o brise de madeira vertical e o horizontal. Ambos são produzidos com os mesmos materiais e também são indicados para os mesmos fins. A diferença ente os dois está na funcionalidade da peça.
Isso porque a função principal, ou original, do brise é que ele proteja o interior dos ambientes contra a incidência direta da luz do sol. Então, sua posição de instalação deve ser determinada segundo esse fator.
Como saber se preciso de um brise vertical?
Para quem pretende fazer a instalação de um brise de madeira com o intuito de barrar a luz do sol, então é preciso realmente ficar atento à posição ideal do brise. Isso porque se instalado de forma errada ele não cumprirá bem o seu papel.
O brise de madeira vertical é indicado para os casos em que a luz do sol incide de manhã ou a tarde no local onde se pretende instalá-lo. Ou seja, nos horários em que o sol está mais alinhado com o horizonte.
Isso porque as placas do brise estando “em pé” vão formar uma barreira para a luz quando o sol estiver nessa altura. Ou seja, é nessa posição que ele vai conseguir formar sombra.
No caso do brise horizontal, ele forma uma cobertura para bloquear os raios solares, então, é indicado para os locais que recebem a luz do sol quando ele está alto no céu. Nesse caso, a barreira precisa estar acima e não na lateral.
Então, antes de escolher o seu brise é preciso saber em qual período do dia a luz incide mais intensamente no local onde pretende instalá-lo. Assim conseguirá formar a barreira ideal para ela.
O brise vertical também reduz a visibilidade?
Mas não e apenas para impedir a entrada da luz do sol que o brise de madeira vertical é eficaz. Ele também pode ser utilizado para reduzir a visibilidade para dentro dos ambientes, mas sem limitar sua ventilação.
É interessante utilizar o brise em espaços como a sauna, o ofurô, a banheira ou a piscina, e ainda em ambientes integrados onde se deseja fazer uma divisão entre eles, mas sem formar barreiras sólidas.
O brise vai dificultar a visão e permitir um pouco mais de privacidade, além disso, também é um item decorativo. Muitas vezes é aplicado em projetos apenas como um elemento estético, e os resultados que oferece realmente são muito bonitos.
Mas não se esqueça de que o brise de madeira precisa ser muito bem instalado e também fabricado com uma espécie apropriada. Isso porque principalmente se instalado em ambientes externos ele sofrerá muitas agressões, e por isso, sua madeira precisa ser resistente, como o cumaru e o jatobá.
Outro ponto importante é lembrar-se de que esse elemento também requer manutenção, para que o material se mantenha com qualidade. Por isso o brise de madeira vai precisar receber novas camadas de produtos para proteção das fibras, o que vai garantir muitos anos de funcionalidade e beleza.