Logo ParquetSP

Escada de madeira: como é feita a limpeza?

 | 
Sumário

Um dos detalhes que torna um ambiente mais charmoso é uma escada de madeira. Sua grande vantagem nada mais é do que a madeira ser versátil, e por isso pode ser harmonizada em diferentes estilos e ambientes. Mas, é importante saber que, sendo sua escada instalada em uma área interna ou externa, se ela não receber a manutenção correta, ela poderá ter a sua aparência comprometida.

Continue nos acompanhando, pois neste artigo vamos abordar as melhores formas de deixar a sua escada de madeira sempre bem cuidada.

Por onde começar a limpeza?

Escada de madeira como e feita a limpeza parquet sp horn

Sempre que for realizar a limpeza em sua escada de madeira, para simplificar o seu trabalho, ela deverá ser feita de cima para baixo. Caso você decida limpar todos os ambientes, comece pelos andares superiores e depois vá para a escada. Desta forma você não correrá o risco de acabar sujando os degraus mais baixos.

Eliminando os resíduos

Deve ser utilizada uma vassoura macia para eliminar as partículas e resíduos da escada de madeira. Por mais que as cerdas sejam mais rígidas, e consiga alcançar determinados cantos, esse tipo de vassoura deve ser evitado.

As que apresentam cerdas mais duras poderão causar riscos na superfície da madeira, que não serão significativos para a sua estrutura, mas poderão comprometer o visual dela.

Utilize um aspirador de pó

Cantos mais difíceis de acessar com a vassoura, o uso do aspirador de pó é indispensável. Na escada, pode ser um pouco mais difícil manusear o equipamento, portanto, você poderá optar por um modelo de mão, que é mais leve. Mas tenha cuidado para não friccionar o aparelho sobre a madeira.

Escadas exteriores podem ser lavadas

Se a escada fica do lado de fora, ela pode sujar mais do que as escadas interiores, principalmente se estiver próximas a um gramado ou terra. Neste caso, ela poderá ser lavada, pois sua madeira é especifica para áreas abertas. Porém, deve-se evitar esfregá-la com materiais abrasivos, e após lavar, enxugar os degraus para acelerar a secagem.

Ao fundo da imagem, há uma escada de madeira no ambiente interior de uma casa.

Gostaram das dicas? Agora você pode realizar a manutenção da sua escada de madeira sem nenhum problema.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
10:47 | 15/05/2024
magnifiercross