A decoração de toda casa merece atenção, porém, a do quarto das crianças precisa receber uma atenção redobrada, porque o ambiente da criança influencia muito em seu desenvolvimento. Assim os pais precisam tomar cuidado na hora de decorar o quarto para evitar excesso, não cometer erros e também para escolher os melhores elementos que vão compor esse espaço tão importante e especial.
Confira algumas dicas de como decorar acertadamente o quarto do seu filho ou filhos para garantir a saúde e o bom desenvolvimento dos pequenos, além de muita diversão!
Cores: essas cores são uma escolha importante do quarto, porque embora nem todo mundo saiba, a cor das paredes e demais elementos influencia no humor e em como as pessoas se sentem num ambiente. Cores quentes tendem a causar estresse e irritação, como vermelho e laranja, o amarelo pode ser explorado, mas não em todo o quarto, porque ele estimula a criatividade e a inteligência. Cores frias, como o azul ou branco, tendem a causar monotonia e tristeza, então, precisam ser combinadas com cores alegres para melhorar a sensação da criança no quarto.
Roupas de cama e tecidos: a roupa de cama também faz parte da decoração, e precisa ser funcional para que o quarto seja um espaço saudável. As cores devem seguir o mesmo padrão das paredes e despertar boas sensações na criança. Os tecidos devem ser bem escolhidos para serem fáceis de lavar e antialérgicos, facilitando o dia a dia e garantindo saúde para os pequenos.
Piso e tapete: as crianças brincam muito no chão, por isso é comum os pais colocarem tapetes nos quartos, mas o problema é que o tapete acumula ácaros e poeira, podendo causar doenças respiratórias e alergias. A opção é instalar um piso de madeira no quarto da criança, porque a madeira não é fria como os pisos comuns e atua como isolante térmico. Assim, o quarto fica mais agradável para o pequeno. Além disso, a madeira é fácil de limpar e não acumula ácaros também.
Isolamento acústico: para deixar o quarto mais confortável para a criança descansar e evitar que ela se incomode com os barulhos da casa, de fora ou do apartamento do vizinho, a opção é fazer o isolamento acústico do quarto através de placas de cortiça ou de forros de madeira, que ajudam a impedir que o som saia ou entre no quarto. Com isso, a criança quando pequena não vai incomodar os vizinhos (no caso do apartamento) e nem os barulhos de fora vão interferir em seu descanso ou brincadeiras.
Disposição dos móveis: lembre-se que o quarto da criança precisa ser um espaço pensado para ela e ser funcional para os pais, assim, a disposição dos móveis é de extrema importância, afinal, a criança precisa de espaço para andar e brincar e móveis no caminho não ajudam e ainda podem causar acidentes. Além disso, muitos móveis podem dificultar a limpeza no dia a dia, então, mantenha o básico e sempre bem posicionado, com linhas arredondadas e cantos seguros para evitar que a criança se machuque.
Cantinho de estudar: é interessante que desde pequena a criança adapte-se a ter um cantinho para estudos. No começa ela usará para pintar e desenhar, mas no futuro será o seu espaço para estudar e se concentrar, isso ajuda em seu desenvolvimento e no cumprimento das tarefas escolares.
Objetos variados: é preciso tomar cuidado com os objetos escolhidos para o quarto da criança, pois alguns podem apresentar risco para elas. Objetos que soltam partes, que podem se quebrar e bichos de pelúcia são alguns exemplos do que é preciso ter cuidado. Os bichos de pelúcia acumulam poeira e ácaros e precisam estar em sacos plásticos para serem seguros. Já os demais devem ser evitados, porque a criança pode pegá-los e acabar se ferindo.
Na decoração do quarto da criança é preciso focar no conforto e segurança para ela, e não no visual do espaço apenas, e também na sua funcionalidade para o dia a dia, prevendo possíveis problemas a serem enfrentados, assim, você acertará sem dúvida!