A madeira, embora seja um material de origem orgânica, pode ter uma durabilidade de muitos anos. Mas ao mesmo tempo, ela dura pouco se não receber cuidados e o que define a durabilidade da madeira não é somente a sua espécie, dureza ou resistência, mas também a forma como a conservamos.
Todo tipo de piso precisa de cuidados, e os cuidados com piso de madeira são indispensáveis para garantir que ele esteja protegido e possa resistir durante muitos anos de uso. Para isso vale os cuidados do dia a dia e aquele esporádico para manter o piso sempre como novo.
Confira abaixo 7 cuidados com piso de madeira que você precisa ter para conservá-lo por muito mais tempo.
Cuidados com piso de madeira
Não deixar submerso
A madeira em contato com a água a absorve e se expande. Isso porque sua estrutura contém fibras que se hidratam com a umidade, assim, quando ela é excessiva a madeira atua como uma esponja, e seu tamanho se altera. Além de o piso ficar irregular podendo formar bolhas, a madeira poderá apodrecer e perder sua vida útil. Por isso deve-se evitar jogar água sobre o piso para lavá-lo.
Não usar produtos químicos
A madeira não precisa de muitas manobras para ser limpa, assim, o piso de madeira não requer diversos produtos para deixá-lo higienizado. Deve-se evitar produtos químicos, como querosene, amônia e produtos de limpeza que criam um filme sobre o piso. Todos podem danificar as fibras da madeira ou causar manchas na superfície.
Não limpar com abrasivos
Nos cuidados com piso de madeira deve-se evitar, também, fazer a higienização com produtos abrasivos. Saponáceos, palhas de aço e escovas muito duras podem causar riscos na superfície do piso e deixá-lo todo marcado. Evite a limpeza com qualquer coisa que possa agir como lixa no piso, prefira sempre a maciez para não agredir a madeira.
Não permitir a luz solar direta
O sol tem efeito sobre o piso de madeira descolorindo as suas fibras. Quando a luz do sol incide sobre uma parte do piso entrando pela janela ou uma porta. Essa parte atingida pela luz do sol pode ficar desbotada. Por isso, onde o sol incidir sobre o piso, prefira usar uma cortina ou então colocar um tapete para protegê-lo.
Colocar proteção nos pés dos móveis
O arrastar das cadeiras ou a movimentação dos móveis pode arranhar a superfície da madeira, causando vincos superficiais ou mais profundos que vão marcar o piso. Esses riscos vão comprometer a aparência do piso e prejudicar o seu visual. A solução é proteger os pés dos móveis com capas de silicone, borracha ou feltro para reduzir o atrito e não permitir que se formem arranhões.
Manter a manutenção em dia
O verniz utilizado no piso dura por anos, porém, quando ele estiver ressecado ou começando a apresentar riscos é interessantes fazer a manutenção do piso de madeira e reaplicar o verniz para que ele possa fica protegido novamente. O verniz atua como uma proteção da madeira, tanto para não danificar as fibras como para impedir que ela absorva a umidade, isso vai conservar a sua vida útil garantindo mais durabilidade.
Evitar o atrito no piso
Além dos móveis, que quando arrastados causam riscos no piso, o atrito provocado pelo aspirador de pó, crianças brincando ou vassouras de cerdas duras também causam arranhões no piso ou até mesmo vincos mais profundos. Evite arrastar qualquer coisa sobre o piso, e para que as crianças possam brincar, use tapetes no local das brincadeiras. O EVA é uma boa opção, por ser macio e absorver impactos.
Com esses cuidados você preserva tanto a aparência do seu piso de madeira como também a sua estrutura, aumentando a vida útil e aproveitando todo o potencial de durabilidade que a madeira pode ter.