Sabemos que a idealização e concepção de um projeto envolve diversos fatores importantes, não é verdade? Entre eles, o estilo de arquitetura de interiores que melhor irá se adequar ao cliente, levando em conta a estética e funcionalidade. Justamente esse será o desafio do arquiteto, que o faz conhecer todas as tendências de decoração, e identificar o que pode encantar o cliente. E o estilo clássico é um dos que mais chama a atenção e nunca sai de moda! Hoje falaremos um pouco mais sobre ele. Continue lendo!
A origem do estilo clássico
O estilo clássico teve origem na arquitetura greco-romana, sendo influenciado pelos períodos renascentista, rococó e barroco. É considerado como um marco na história da humanidade, pois inspirou construções memoráveis, tais como os templos gregos.
Além de se consolidar em Roma e na Grécia, com o passar do tempo o estilo foi se espalhando pelo continente europeu, e assim tomando diferentes formas, de acordo com o lugar onde chegavam.
Além disso, o clássico é inconfundível por apresentar suas linhas elegantes, ornamentos rebuscados e uma simetria harmoniosa entre peças e materiais nobres.
Características do estilo clássico
Ambientes glamorosos sempre aparecem como verdadeiras obras de arte. E para compor essas características, a madeira nobre em tons escuros predomina nos móveis, sendo o mármore branco o preferido para os pisos e bancadas.
Já a paleta de cores do estilo clássico é ampla e sóbria. Podem ser utilizados tons suaves, como rosa claro e o bege, combinados ao bordô e até mesmo, ao preto, em casos de composição de tecidos nobres e paredes.
Além destes, outros tons também englobam a decoração clássica, tais como:
- Ferrugem;
- Dourado;
- Prateado.
Essas três cores podem aparecer em molduras e luminárias, criando uma iluminação suave, e priorizando a luz amarela difusa.
Outros elementos bastante comuns, e que representam esse estilo, são as colunas, os arcos e as sancas ornamentadas. O papel de parede, sendo liso ou estampado, ajuda a valorizar os quadros e as outras peças decorativas, como cristais, lustres, porcelanas, candelabros, arranjos florais, espelhos, livros, entre outros.
Agora você já sabe um pouco mais sobre o estilo clássico, que tal investir no mesmo para seu projeto, sem abandonar a modernidade?
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!