Decoração: conheça o estilo clássico e inspire-se!

 | 
Sumário

Sabemos que a idealização e concepção de um projeto envolve diversos fatores importantes, não é verdade? Entre eles, o estilo de arquitetura de interiores que melhor irá se adequar ao cliente, levando em conta a estética e funcionalidade. Justamente esse será o desafio do arquiteto, que o faz conhecer todas as tendências de decoração, e identificar o que pode encantar o cliente. E o estilo clássico é um dos que mais chama a atenção e nunca sai de moda! Hoje falaremos um pouco mais sobre ele. Continue lendo!

A origem do estilo clássico

A imagem mostra três fotos de ambientes clássicos sobrepostas.

O estilo clássico teve origem na arquitetura greco-romana, sendo influenciado pelos períodos renascentista, rococó e barroco. É considerado como um marco na história da humanidade, pois inspirou construções memoráveis, tais como os templos gregos.

Além de se consolidar em Roma e na Grécia, com o passar do tempo o estilo foi se espalhando pelo continente europeu, e assim tomando diferentes formas, de acordo com o lugar onde chegavam.

Além disso, o clássico é inconfundível por apresentar suas linhas elegantes, ornamentos rebuscados e uma simetria harmoniosa entre peças e materiais nobres.

Características do estilo clássico

Ambientes glamorosos sempre aparecem como verdadeiras obras de arte. E para compor essas características, a madeira nobre em tons escuros predomina nos móveis, sendo o mármore branco o preferido para os pisos e bancadas.

Já a paleta de cores do estilo clássico é ampla e sóbria. Podem ser utilizados tons suaves, como rosa claro e o bege, combinados ao bordô e até mesmo, ao preto, em casos de composição de tecidos nobres e paredes.

Além destes, outros tons também englobam a decoração clássica, tais como:

  • Ferrugem;
  • Dourado;
  • Prateado.

Essas três cores podem aparecer em molduras e luminárias, criando uma iluminação suave, e priorizando a luz amarela difusa.

Outros elementos bastante comuns, e que representam esse estilo, são as colunas, os arcos e as sancas ornamentadas. O papel de parede, sendo liso ou estampado, ajuda a valorizar os quadros e as outras peças decorativas, como cristais, lustres, porcelanas, candelabros, arranjos florais, espelhos, livros, entre outros.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o estilo clássico, que tal investir no mesmo para seu projeto, sem abandonar a modernidade?

A imagem mostra três fotos de ambientes clássicos sobrepostas.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 11/09/2024
magnifiercross