Mesmo com tantas opções de elementos decorativos e estilos mais contemporâneos, as décadas passadas ainda têm o seu espaço na decoração de ambientes dos mais variados. O estilo retrô é bastante presente, tanto em ambientes comerciais como em residências.
Com um toque de nostalgia e o seu charme único, esse estilo decorativo permite resgatar a estética vivenciada no passado, com materiais, objetos e elementos que remetem a outras décadas. Uma forma de compor essa decoração é explorando a madeira, já que esse material foi muito utilizado antigamente.
Neste artigo falaremos um pouco a respeito da decoração retrô usando madeira e traremos algumas inspirações para você acrescentar esse material nos seus ambientes. Continue lendo e veja como elaborar um espaço aconchegante e moderno, mesmo com ares de antigo.
Diferença entre retrô e vintage
Antes de trazer para você inspirações para usar a madeira na decoração retrô, é muito importante esclarecer uma dúvida que é bastante frequente e provoca confusão na hora de compor os estilos.
Quando você for decorar o seu espaço lembre-se de que retrô e vintage são diferentes. O retrô consiste em compor os ambientes para que eles tenham características ou sejam equipados com elementos utilizados no passado. No entanto, todas as peças são novas e trazem uma tecnologia moderna, apenas simulando objetos antigos.
O estilo vintage é diferente porque nesse caso não são adquiridas peças novas, mas sim é feita uma busca por todas aquelas que de fato pertenceram à década que se pretende reproduzir. Toda a mobília e objetos foram fabricados no passado e podem ou não ser reformados para continuar fazendo parte dos ambientes.
Ou seja, no estilo retrô existe somente uma reprodução daquilo que já existiu no vintage utilizamos elementos daquela época. Eles podem estar na família há décadas ou serem adquiridos em brechós e antiquários. Já os objetos retrô podem ser comprados até mesmo em shoppings.
A madeira na decoração estilo retrô
A madeira é um material explorado desde a época colonial. Ela teve seu auge entre as décadas de 50 e 70, por isso, para quem deseja compor uma decoração no estilo retrô é fundamental que ela esteja presente. Existem diversas formas de colocar a madeira nos ambientes.
Piso
Sua primeira opção é aderir ao piso de madeira, em especial tacos e assoalhos, que têm tudo a ver com esse estilo decorativo. A tonalidade não é muito relevante, mas se você optar pelo taco, prefira a instalação com um gráfico mais tradicional, para não deixar o ambiente muito moderno.
Forro
O forro de madeira é outra excelente alternativa para você decorar os seus ambientes com estilo retrô. Além de valorizar o visual do espaço você também terá um ganho térmico e de isolamento acústico expressivo, porque essas são características da madeira.
Escada e rodapé
E é claro que o rodapé e a escada não podem ficar de fora. Você pode revestir os degraus com esse material, bem como fazer o corrimão e ainda instalar acabamentos como o cordão. No caso do rodapé, prefira deixá-lo com a tonalidade natural da madeira para que ganhe destaque na parede.
Paredes
Revestir as paredes ou apenas uma com madeira é mais uma alternativa para esse estilo.
Você pode tanto deixá-la em sua tonalidade natural como também aplicar tinta nas tábuas com cores que remetem a este estilo, como as tonalidades pastéis e também neutras.
O acabamento em pátina pode ser o seu grande aliado, tanto para o revestimento da parede como também na aplicação de peças da mobília. Esse aspecto envelhecido valorizará muito a sua decoração retrô, chamando atenção para esse detalhe.
A madeira também pode estar nas portas e janelas, em molduras e objetos decorativos. O ideal é que ela permaneça com aspecto natural para que a decoração seja ainda mais fiel ao visual antigo, mas a tinta não é proibida.
Você só precisa estar atento para que as cores empregadas não acabem modernizando aquilo que será pintado. No mais, criatividade e bom gosto possibilitarão alcançar resultados belíssimos.