Piso parquet: benefícios e instalação

 | 
Sumário

Sua casa está em construção, e você ainda não decidiu qual piso de madeira irá completar o seu ambiente? Antes de tudo, você precisa saber que a madeira é mesmo uma excelente opção, pois garante uma beleza incrível e um grande conforto, além de combinar com todos os tipos de decoração.

Seria possível encontrar um piso com essas vantagens? Sim! E vamos te apresentar neste post uma das melhores opções: o piso parquet. Continue lendo, descubra outros benefícios e como funciona sua instalação.

Detalhes do piso parquet

Ao fundo da imagem, há uma sala com piso de madeira parquet.

Diante das diversas opções de pisos de madeira que o mercado oferece, também podemos encontrar o piso parquet. Este é um piso fabricado em madeira nobre e maciça, que muitas vezes é confundido com o taco de madeira, e isso acontece porque o parquet é formado por placas de madeira, as mesmas que fabricam o taco. Mas, existe sim uma diferença: o taco possui placas individuais, enquanto o piso parquet é estruturado de outra forma.

O piso parquet é formado por diversas tábuas de taco em apenas um bloco, que assim formam uma tábua maior que facilitará a instalação do piso. Outra diferença entre o parquet e o taco é a posição em que são instalados. O taco tem várias posições para instalação, formando desenhos. E o parquet é comercializado para ser instalado em formato de dama.                                       

O formato

Esse formato de dama é consolidado através da instalação de cada placa, com os tacos em sentidos opostos. Desta forma, uma placa pode ser instalada na vertical, e as outras na horizontal, sempre com as mesmas dimensões, causando o efeito de dama no seu piso.

Benefícios do piso parquet

Além de apresentar ótimo potencial decorativo e conceder um alto valor estético, o piso parquet é bastante sofisticado, possui longa duração e oferece um custo benefício acessível, não podemos nos esquecer de dizer que ele é um piso fácil de limpar.

Mas, a limpeza exigirá alguns cuidados especiais, como por exemplo, o uso de vassouras de cerdas macias, panos úmidos e panos úmidos bem torcidos, lembrando-se de não submergir em água e não utilizar produtos abrasivos.

Como instalar?

A instalação, conforme dito anteriormente, é rápida e fácil, e isso só é possível por conta de ser um piso comercializado em placas maiores do que o taco. Porém, a fixação dessas placas ocorre da mesma forma que os tacos tradicionais, com cola. Por este motivo, o contra piso deve sempre ser verificado com atenção, para que não haja umidade e a cola possa se fixar da melhor maneira possível.

Ao fundo da imagem, há uma sala com piso de madeira parquet.

O piso não costuma ter acabamento de fábrica, portanto, após a instalação o ideal é complementar sua proteção com raspagem e aplicação de verniz. Com diversas tonalidades e texturas, o verniz ajudará a impermeabilizar a madeira, e dará um visual mais bonito para o piso.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wentz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Saiba mais sobre o autor

Postagens relacionadas

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
16:47 | 13/11/2024
magnifiercross