Tendência para 2017: piso de carvalho europeu

 | 
Sumário

A madeira nunca deixou de ser uma tendência na arquitetura e decoração. Atualmente ela tem sido muito utilizada em diversos projetos, em razão da sua versatilidade e das vantagens que oferece na limpeza e para manter o clima agradável.

Mas existem diversas espécies de madeira que podem ser utilizadas como piso, e para 2017 uma forte tendência que está vigorando nos Estados Unidos é o piso de carvalho europeu. Com opções de cores, essa madeira pode ser utilizada para vários estilos de decoração e harmoniza de forma elegante.

Que tal conhecer um pouco mais sobre essa opção de piso que também esteve presente em projetos da Casa Cor? Continue lendo nosso artigo e veja como ele tem sido aproveitado nos ambientes.

Principais dúvidas sobre a tendência:

Quais cores estão em alta?

As tendências de piso de carvalho europeu estão mostrando que cores manchadas é que estão na preferência do consumidor. Tons acastanhados pendendo para mais escuro e vermelhos ganham espaço.

texto-horiz-piso-carvalho-europeu-ParquetSP

Porém, os tons claros que passam pelo cinza e o bege também são uma tendência, mas geralmente mais utilizados em regiões quentes ou então em áreas costeiras.

Por quanto tempo essa tendência vai durar?

As tendências sempre passam e dão lugar novas ideias, que visam melhorar os projetos e criar ambientes diferentes. Assim, para pisos é natural que durante cerca de 5 anos as cores estejam em alta.

Nos Estados Unidos o cinza tem sido a escolha preferida nos últimos 3 anos, e pro isso, ainda tem algum tempo de mercado promissor. O carvalho branco caminha nessa mesma estrada, e ainda dá tempo de aproveitar essa tendência estrangeira.

As cores tradicionais perderam espaço?

Embora as cores marcantes e com acabamento moderno estejam em alta, como foi dito, as tendências passam rapidamente. Por isso, nem todo proprietário gosta de optar por elas e acaba preferindo o clássico.

Assim, as cores naturais e sem efeitos ainda continuam em alta e se manterão assim, já que s são atemporais, e por isso, não exigem reformas para modernizar a decoração e também fazem com que seja mais simples negociar um imóvel caso decida-se vendê-lo no futuro.

Cores calmas também podem ser utilizadas?

As cores impactantes e trabalhadas no piso podem tornar um ambiente mais estimulante, no entanto, nem sempre é isso que as pessoas buscam. Cores claras, suaves e calmas geralmente ganham a preferência do consumidor porque atuam como desestressantes.

Com a vida corrida da modernidade, estar num ambiente aconchegante e visualmente confortável é preferível a ter um espaço trabalhado. Por isso, para alguns locais as cores tranquilas sempre terão preferência.

As tábuas longas estão de volta?

Embora o taco seja um piso popular, o assoalho também é uma opção interessante e as tábuas longas são bem procuradas. Além de permitir uma instalação mais rápida, elas melhoram a estabilidade do piso e mantêm um visual mais homogêneo, com efeito elegante.

Tamanhos de tábuas diferentes?

Para quem acredita que homogeneidade de tamanho é a única forma aceitável, engana-se. Tanto lá fora como aqui no Brasil tábuas com larguras diferentes também podem compor um belo projeto.

Elas trabalham o piso de uma forma diferente, saindo um pouco do convencional, mas sem exagerar no efeito visual. Consegue-se um piso natural que fica elegante e moderno.

Por que optar pelo piso de carvalho europeu?

Para quem busca uma madeira com ótimo custo-benefício a opção é o carvalho europeu. Afinal, trata-se de uma madeira dura e resistente, com ótima durabilidade e que ainda oferece diversas opções de cores, que podem compor ambientes muito variados.

texto-vertz-piso-carvalho-europeu-ParquetSP

Temos opções acastanhadas, brancas, bege, cinza e avermelhadas, ou seja, variações de tom bem diferentes entre si e que por isso, fazem dessa madeira uma alternativa para quem deseja uma espécie versátil, que se adeque com perfeição ao seu projeto.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wentz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
17:19 | 02/10/2024
magnifiercross