Todo piso possui sua beleza e também suas particularidades na hora de instalar e de limpar. A limpeza e manutenção dos vários tipos de pisos existentes no mercado mudam muito de um material para o outro, e por isso é preciso conhecer bem o seu piso e as exigências de limpeza e conservação do mesmo para garantir sua maior durabilidade. Para quem possui piso vinílico essa situação não é diferente, e é preciso fazer a limpeza diária da maneira certa para não comprometer a integridade do piso e seu visual.
Porque não podemos limpar os pisos da mesma forma
É um costume fazer a limpeza da casa como nossas mães ou avós faziam, com vassoura, baldes de água, panos molhados, rodo, solventes e produtos diversos, palha de aço, cera entre outros produtos utilizados para deixar os ambientes perfumados e o piso com aspecto de limpeza e higienizado. Porém, com o tempo foram surgindo outros tipos de piso, fabricados com materiais bem diversificados e cada um com suas caraterísticas físicas.
São essas características físicas e o tipo de matéria prima que indicam qual é o tipo de limpeza que um piso precisa receber para ficar higienizado, mas em danificá-lo. É por isso que não podemos limpar todo tipo de piso da mesma maneira como nossa mãe ou avó fazia quando éramos pequenos.
Os pisos vinílicos vêm trazer uma nova tecnologia e um novo conceito de pisos, que são muito práticos de instalar, possibilitando que o projeto seja entregue rapidamente e ainda facilitando o dia a dia por possuírem uma baixa manutenção e por exigirem poucas manobras para ficarem higienizados. É por isso que antes os pisos vinílicos eram utilizados geralmente em ambientes comerciais, mas agora cada vez mais estão sendo utilizados para casa e apartamento, porque além de ser um piso muito bonito e capaz de decorar qualquer ambiente, o vinílico torna a rotina das tarefas domésticas muito mais prática.
Como higienizar corretamente o piso vinílico
Os pisos vinílicos são fabricados em material PVC emborrachado e ainda recebem uma película de proteção que garante o seu visual. Se trata de um piso delicado em se tratando de limpeza, e para fazer a sua higienização é preciso cuidado para não escolher produtos e ferramentas erradas. Mas, apesar desse cuidado, a limpeza do vinílico é muito fácil de ser feita, veja só:
- Para varrer o piso deve-se usar sempre vassoura de cerdas macias para retirar a poeira e partículas maiores de sujeira. Evite cerdas duras, plásticas ou de piaçava;
- No caso de uso do aspirador de pó, é preciso ter cuidado para não arranhar o piso com as rodas do mesmo;
- Deve-se evitar jogar água sobre o piso, mas a limpeza com detergente neutro, água e um pano ou esponja não abrasiva é permitida. Depois de fazer essa limpeza é necessário enxugar o piso com pano e deixá-lo secar totalmente;
- Utilize sempre detergente neutro na limpeza dos pisos vinílicos;
- Os pisos vinílicos podem ser encerados, nesse caso, use cera acrílica e deixe que a mesma seque entre as camadas por cerca de 30 minutos, e depois de fazer a aplicação da última camada espere duas horas, ou até que seque totalmente, para liberar o trânsito no local;
- A enceradeira pode ser usada para polir os pisos vinílicos, mas sempre com o disco vermelho;
- Caso o piso esteja com muitas camadas de cera, utilize um removedor neutro diluído de acordo com a especificação do fabricante;
- Para manchas no piso, o removedor também pode ser utilizado, mas sempre neutro;
- Nunca utilize solvente a base de petróleo em seu piso vinílico;
- Se esta for a primeira limpeza depois da instalação, aguarde o tempo recomendado pelo fabricante para fazer essa limpeza, geralmente 10 dias.
Apesar das instruções de limpeza serem basicamente as mesmas para todas as linhas de pisos vinílicos, consulte a recomendação de cada fabricante para higienizar da maneira correta, porém, a facilidade será sempre a mesma!
Na ParquetSP você encontra opções de pisos vinílicos em várias marcas e texturas para escolher aquele que mais combina com seu ambiente.