Existem diversos tipos de piso de madeira que podem ser utilizados para ambientes diferentes, por isso, é bastante comum que as pessoas acabem confundindo uns com os outros. Então, preparamos este post para explicar mais a respeito do piso parquet e do taco de madeira.
Ambos são grandes clássicos e confundidos entre si. Isso se dá tanto pela semelhança entre eles como também por causa de sua aplicação, que é igual. Sendo assim, qual deles seria mais interessante para os seus ambientes?
Continue lendo para conhecer as diferenças entre eles a fim de que você analise qual dos dois atende melhor às suas necessidades e àquilo que você espera para os seus espaços.
As diferenças entre piso parquet e taco
Tanto o piso parquet como o taco são dois grandes clássicos dos pisos de madeira, utilizados há muitas décadas na decoração de residências e espaços comerciais. Ambos são fabricados com peças de madeira maciça e indicados exclusivamente para ambientes internos com pouca umidade.
Apesar de tantas semelhanças eles são diferentes entre si. Veja a seguir o que os diferencia:
O piso parquet
Esse tipo de piso trata-se de uma placa composta por diversas peças de taco. Elas são unidas e vendidas nesse formato, por isso, somente é possível compor o desenho de dama. Seu visual costuma ser intercalado com placas na horizontal e na vertical.
O piso parquet é colado sobre o contra piso já nivelado e devidamente impermeabilizado. Não costuma vir com acabamento de fábrica, sendo assim, depois da secagem é preciso lixar e aplicar o verniz desejado.
O taco de madeira
No caso do taco, ele é vendido em pequenas tábuas separadas que podem ser instaladas em diversos gráficos diferentes. Comumente é confundido com o piso parquet porque as placas podem ser distribuídas no gráfico dama, porém, o taco possibilita uma variedade maior de combinações.
Para fazer a sua instalação é necessário colar as tábuas uma a uma, compondo a combinação desejada. Sua fixação também é feita com cola assim como o piso parquet, mas o taco pode ser adquirido com acabamento de fábrica ou recebê-lo depois da sua instalação.
Como escolher entre um e outro
Para escolher entre o piso parquet e o taco, como suas indicações são as mesmas, o que você precisa considerar é o visual que deseja para sua decoração e o tempo que necessita para a entrega do projeto.
Como dito, o piso parquet é comercializado em placas, por isso, a instalação é mais rápida do que para o taco, cujas tábuas devem ser instaladas uma a uma. Então, se houver mais urgência, pode ser interessante o parquet.
Em contrapartida, como o piso parquet não vem com acabamento de fábrica existe uma demora maior para sua finalização, já que será necessário esperar secar para depois aplicar o verniz. Nesse ponto o taco é mais vantajoso.
Considerando-se uma média de tempo entre o piso parquet e o taco, o que de fato pesaria na escolha entre um e outro é o tipo de gráfico que você deseja. Como você viu, o parquet não oferece muitas opções, assim, se o desejo é um gráfico diferente do dama a opção ideal é o taco.
Sobre a durabilidade, ambos os pisos têm uma vida útil muito longa quando recebem a devida manutenção. É importante lembrar que é preciso considerar o tráfego do local para optar por uma madeira mais resistente, se necessário.
Além disso, esse tipo de material também não pode ter contato com a umidade, assim, a limpeza precisa ser um pouco mais seca para garantir a durabilidade tanto do parquet como do taco. O que difere na vida útil é somente de espécie para espécie, e não a estrutura do piso em si.
Assim, o piso parquet e o taco são similares, e variam somente em sua instalação e no visual que proporcionam. Por isso, para optar entre um e o outro considere somente seu gosto e o resultado desejado, porque no mais você terá vantagens com ambos.