Logo ParquetSP

Principais características e tipos de taco de madeira

 | 
Sumário

O taco de madeira é um revestimento caracterizado, principalmente, por sua resistência e durabilidade, além de ser bastante aconchegante e deixar o ambiente mais estiloso. Pode ser encontrado em diferentes tipos, cada um com suas características.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o taco de madeira e você vai conhecer os principais tipos existentes. Continue nos acompanhando!

Detalhes do taco de madeira

Entre as décadas de 50 e 70, com pisos modernos de cerâmica, desenhos e estampas chegando ao mercado, o piso de madeira foi perdendo seu espaço. Mas, apesar da busca ter diminuído, continuou sendo uma ótima opção para os ambientes.

Fabricado com madeira maciça, o taco é um material de alta durabilidade e considerado versátil, ou seja, pode compor qualquer decoração e em qualquer lugar.

Como funciona a instalação do taco de madeira?   

A instalação e fixação do taco de madeira é feita através de uma cola especial e ele não possui encaixes. 

Antes de realizar a instalação é necessário avaliar alguns fatores, como por exemplo, a umidade para que não interfira nesse processo e não comprometa a qualidade do material.

As tábuas do taco também podem formar desenhos interessantes no piso, em consequência da posição que são instaladas, que pode ser reta, diagonal, dama, escama de peixe ou espinha de peixe.

Tipos de taco de madeira 

A ParquetSP trabalha com 4 tipos diferentes de tacos de madeira, todos fabricados com espécies de madeira variadas, que recebem tratamentos para resistir às agressões diárias e imtempéries e ao ataque de pragas e cupins.

Taco de madeira tradicional 

Fabricado com madeira maciça e cortado na mesma medida, proporcionando um ótimo acabamento no piso. Não possui encaixes laterais e sua aplicação é feita com o uso de cola.

Os tipos de madeira ou essência disponíveis para esse tipo de taco são: Ipê, Jatobá, Cumaru, Tauari, Carvalho Americano, Peroba Dourada, Amendoim, Grápia, entre outras.

Os tacos são instalados usando cola PU. Independente do modelo escolhido para sua residência ou escritório, é necessário que o ambiente esteja totalmente seco e livre de umidades, para que se obtenha um melhor resultado no longo prazo. 

Taco de madeira palito

Esse é um tipo de taco que possui as mesmas características do taco palito, por serem fabricados com madeira maciça e cortados todos na mesma largura, podendo apenas variar o comprimento e proporcionando um ótimo acabamento no piso. Não possui encaixes laterais e sua aplicação é feita com o uso de cola, com peças individuais.

A diferença entre os dois tipos está nas medidas das peças, sendo que o Taco Palito apresenta peças com medidas mais estreitas, podendo ter comprimento variado.

Taco de madeira Legneto 

O taco de madeira legneto é uma placa produzida por diversos tacos palitos, formando uma figura geométrica que causa uma aparência muito interessante ao piso de madeira.

Por ser fornecido em placas, a sua instalação é muito mais rápida do que o taco palito individual. É um tipo de madeira tratada, seca em estufa a vapor e cortada com máquinas de alta precisão.

Taco de madeira Versailles

Por sua vez, o Taco Versailles é formado por pequenas peças em madeira maciça que remetem ao uso de madeira na forma mais artesanal, formando desenhos que lembram pisos de palacetes e residências da época imperial. São comercializados em placas e necessitam de verniz posterior. 

Possui mais alguma dúvida sobre os tipos de taco de madeira? Algum dos pisos destacados é o seu favorito? Comente abaixo!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:21 | 19/06/2024
magnifiercross