Com certeza você já viu um piso de taco de madeira, não é mesmo? E também já deve ter passado pela experiência de ver um piso parecido com esse, mas na verdade era um piso parquet. E para falar a verdade, nem todo mundo sabe a primeira vista diferenciar um e outro.
É bem verdade que as diferenças entre tacos e piso parquet não é muito grande, nem mesmo assim tão evidente, como do taco para o assoalho. Mas eles são dois tipos que apesar de se assemelharem não são iguais.
Neste artigo vamos explicar o que então difere um do outro para que você entenda o que eles têm de diferente e quais são suas similaridades. Continue lendo!
Afinal, qual é a diferença entre um piso parquet e o taco?
Como dissemos na introdução do artigo não existe uma diferença muito gritante entre o piso parquet e o taco de madeira. Isso porque ambos são maciços, da espécie que você escolher e também são fabricados em tábuas do mesmo tamanho e formato, no caso do taco tradicional.
Porém, o taco é comercializado dessa maneira, em tábuas soltas, que precisam ser coladas uma a uma no contra piso para formarem o desenho desejado. E no caso do piso parquet essas tábuas vêm coladas em grupos formando placas.
Ou seja, a diferença principal entre os dois é que o taco vem com tábuas soltas e o piso parquet é um grupo de tábuas de taco em formato tradicional e comercializado apenas dessa maneira. Ele também é maciço como o taco, mas forma uma placa única.
Em razão disso o piso parquet é comercializado apenas no formato dama. Ele não possui outra forma de ser instalado senão assim. E no caso do taco de madeira, como as tábuas são soltas ele pode ser instalado com o gráfico que for desejado, inclusive o dama do parquet, também espinha de peixe, na diagonal, amarração, entre outros.
Outra diferença entre piso parquet e o taco, é que o parquet não possui variações, ele é um produto único que já possui seu gráfico e medidas. E no caso do taco, embora tenhamos fixa a imagem daquele tradicional, também encontramos outros modelos.
Temos além do tradicional o Palito, o Legneto e o Versailles. Cada um deles possui suas características e singularidades, inclusive o das tábuas. Sendo assim, compõem ambientes diversos com estilos variados, que o piso parquet não possibilita.
Qual deles é o melhor?
Não se pode dizer que o piso parquet ou o taco é melhor do que o outro. Isso porque em questão de qualidade ambos estão no mesmo patamar. São fabricados em madeira maciça, que permite a restauração com raspagem e aplicação de verniz. Ambos são colados e precisam ser lixados e envernizados depois de instalados.
Então, o trato desses dois pisos é igual. O que determina qual deles é o melhor é a necessidade e o gosto de cada pessoa. O taco é interessante porque possui variações que permitem a escolha do tipo ideal para o espaço. O parquet é interessante porque vem em placas que facilitam a instalação e num gráfico que harmoniza com qualquer ambiente.
Tanto um como o outro é fabricado em diversas espécies de madeira, então, há uma grande variedade de cores e tonalidades para o consumidor optar por aquele que mais lhe agrade. Ambos são indicados para áreas internas também, para aumentar sua durabilidade.
Então, entre suas similaridades os dois são produtos de alta qualidade e que podem ser instalados em ambientes diversos, harmonizando com todos os tipos de decoração. O que vai determinar aquele mais indicado é o resultado que se espera para o projeto e também como se pretende decorar o ambiente.
Mas agora você já sabe, então, o que há de diferente entre tacos e piso parquet. Assim, quando se deparar de novo com um piso em formato dama poderá avaliar por si mesmo a distribuição das tábuas e facilmente saberá se trata-se do taco nesse gráfico ou do parquet.