É possível encontrar no mercado decks de madeira para decoração de áreas externas e internas com diversas opções de espécie de madeira. Veja 10 dicas de como você pode incorporar os decks de madeira da ParquetSP em seu jardim de inverno e criar um ambiente muito aconchegante e agradável.
1 – Revestimento do piso – o deck de madeira no jardim de inverno pode revestir todo o piso para que esse espaço seja destacado pela presença da madeira, em especial quando esta difere do piso do restante da casa. A madeira como revestimento do jardim de inverno cria a sensação de proximidade com a natureza, muito mais perceptível do que quando utilizamos outros tipos de revestimento para o piso desse espaço.
2 – Caminho - a instalação do deck no jardim de inverno ainda pode ser feita para que se construa um caminho no jardim delimitando o espaço onde as pessoas podem pisar, com o intuito de se montar uma trilha no jardim ou mesmo não comprometer a decoração com pedras e ainda plantas rasteiras que possam estar ali.
3 - Suporte para vasos e decoração – o deck de madeira pode destacar alguns elementos do jardim, como vasos com plantas especiais de destaque ou então elementos decorativos, como estatuetas e até mesmo a própria iluminação do jardim, que pode conter luminárias que desejamos que fiquem evidentes por seu visual que contribui para a beleza do jardim de inverno.
4 - Revestimento da parede - algumas pessoas optam por estender o deck de madeira também para a parede. É possível tanto a utilização do deck como extensão do piso para a parede, ampliando o espaço pela homogeneidade das formas, ou mesmo a utilização de painéis diferentes. Em ambos os casos o visual final é belíssimo.
5 – Criação de jardim vertical – além de explorar o espaço horizontal para as plantas, ainda é possível revestir as paredes com algumas espécies utilizando o deck de madeira para que a estética do jardim seja mais harmoniosa. Os jardins verticais ainda são uma excelente opção para quem possui pouco espaço horizontal, pois reveste-se as paredes de verde e economiza-se o espaço horizontal para colocação de móveis, por exemplo.
6 – Piso para móveis – o deck no jardim de inverno pode ser utilizado para ser o piso onde apoiamos móveis como cadeiras, mesas e bancos. Com a instalação do deck diferenciamos este espaço destacando o móvel e ainda delimitamos a área onde as pessoas podem pisar, podendo explorar o restante do espaço com decorações mais delicadas.
7 – Contraste com pedras - o deck de madeira também pode ser utilizado somente como elemento decorativo no jardim de inverno. O contraste da madeira com pedras fica muito bonito e permite que consigamos um visual diferenciado para o piso desse ambiente. Placas separadas de deck cercadas por pedras é uma das opções para decorar com a madeira.
8 – Divisão de ambientes – para quem possui um espaço maior para seu jardim de inverno e deseja criar ambientes diferentes no mesmo, a utilização do deck é uma ótima opção para fazer essa divisão, podendo-se separar as áreas de descanso das áreas plantadas, por exemplo.
9 – Contorno de canteiros – nos jardins de inverno onde são montados canteiros, o deck de madeira pode contornar os mesmos e criar um efeito natural e contrastante com o verde e o colorido das plantas escolhidas. Tanto o deck pode emoldurar esses canteiros como pode circular o espaço de plantas maiores, como palmeiras e arbustos, limitando a área dessas plantas e destacando-as.
10 – Destaque para espelho de água e fontes – e nossa última dica para utilizar o deck de madeira em seu jardim de inverno é para destacar um elemento decorativo muito bonito e rico para o jardim de inverno que são os espelhos de água e as fontes. Além de oferecer um belo visual trazendo o natural para dentro de casa, a água vai contrastar de maneira singular com o deck de madeira e deixar o seu espaço ainda mais belo e aconchegante.