Nada melhor do que chegar em casa e conseguir desfrutar de um pouco de paz e silêncio. Ou então, trabalhar num local tranquilo que permita concentração total, sem ruídos que possam interferir na produtividade.
Essas são situações que todo mundo deseja, porém, a maioria das pessoas não consegue vivenciar, porque a poluição sonora não permite. Por isso, o piso acústico é um dos recursos que não podem faltar para quem deseja silêncio.
E no artigo de hoje você vai ver como essa opção nem sempre é a primeira escolha das pessoas, mas pode vir a ser necessária no futuro. Acompanhe!
O piso acústico é uma necessidade
Minimizar os gastos com a obra é o desejo de quem está construindo. Assim, tudo aquilo que parece supérfluo e não traz resultados positivos em curto prazo pode ser cortado da lista. Mas, alguns itens podem parecer desnecessários, porém, são fundamentais.
Esse é o caso do piso acústico. Muita gente ainda acredita que esse revestimento seja indicado apenas para locais como estúdios de rádio e televisão ou então casas de shows e escolas de música.
Mas na verdade o piso acústico é muito útil, e algumas vezes indispensável para empresas, escritórios e residências. Afinal, o barulho incomoda todo mundo, e não somete lugares que trabalham com sons e gravações é que precisam de proteção acústica.
Imagine quem trabalha a noite e precisa descansar durante o dia, mas não consegue porque o vizinho está acordado e limpando a casa. Ou então, pense como seria tentar fechar um contrato importante escutando os sons de passos e ruídos que vêm do andar de cima.
E se o seu filho adora uma bateria, se gosta de ouvir músicas no quarto e você não quer escutar os sons que vêm de lá de cima, ou lá de baixo, e muito menos suas visitas querem? Para todos esses problemas o piso acústico é uma solução, e portanto, necessário em todas as situações.
Não planejei no começo, e agora?
Felizmente em nossa vida as coisas não são eternas e podem ser modificadas, não é verdade? Assim também acontece com os imóveis, e aquilo que precisamos modificar, acrescentar ou melhorar pode ser feito.
Por isso, mesmo que o piso acústico não tenha entrado em seu projeto logo no começo, e agora depois de tudo pronto surgiu a necessidade de instalá-lo, isso também é possível.
Afinal, o piso acústico é fabricado em placas que podem ser dispostas sobre o piso antigo, como a cortiça, um material isolante muito utilizado para vedação acústica. Depois o piso pode ser revestido com outro material para adquirir uma textura.
Nem sempre é preciso quebrar tudo para refazer o piso, por isso, você pode ter vedação acústica mesmo que tudo já esteja acabado. Basta conversar com uma equipe profissional para avaliar o seu espaço e oferecer a solução que te atenda da melhor forma possível.
Para quem está ainda construindo é mais fácil planejar o piso acústico, porque ele pode ser posicionado entre o contra piso e o piso, assim, o isolamento acontece de uma forma discreta e funcional.
Uma casa também precisa de piso acústico?
Geralmente ouve-se falar que o piso acústico é instalado em apartamentos ou salas de edifício, certo? Mas você sabia que para uma casa também é interessante utilizá-lo? Especialmente para aquelas que têm andares, porque assim o som do andar de cima não atrapalha o de baixo.
Mesmo não tendo um vizinho, o som dos moradores da casa de andares pode incomodar, e por isso, o piso acústico é uma opção também para esse tipo de imóvel e pode ajudar muito a manter a privacidade de todos os moradores e o silêncio em casa.
Por isso, não importa se é para seu escritório, para sua casa ou apartamento, o piso acústico sempre é uma opção interessante e não pode ficar de fora do planejamento da sua obra ou reforma, porque ele vai fazer falta!