Quem está em busca de um piso ideal para seus ambientes pode ficar com algumas dúvidas sobre a diferença entre piso vinílico e piso laminado. É comum acontecerem confusões quanto às características de cada um dos dois, e muita gente não sabe dizer exatamente o que faz com que sejam diferentes. Então, para que você não se confunda mais, hoje vamos falar sobre as diferenças entre o piso laminado e o vinílico.
Os laminados e os vinílicos
Tanto o piso laminado como os vinílicos possuem caraterísticas que definem todas as linhas que pertencem a cada um deles. Tanto os pisos vinílicos como os pisos laminados podem ter a suas variações de acordo com o fabricante e a linha escolhida.
Essas variações podem ser na forma indicada para instalar, em sua estrutura, o modo como são comercializados e fabricados e ainda a presença ou não de encaixes. Porém, as características principais de cada um deles é que marcam todos os pisos vinílicos e todos os pisos laminados. Vamos falar sobre cada um deles em particular para que você possa compreender exatamente o que difere ambos.
O piso laminado
O laminado é um tipo de piso muito versátil indicado para ambientes interiores. Ele é fabricado com madeira, embora não seja um piso de madeira maciça. O piso laminado é fabricado com camadas de placas finas de madeira compensada ou aglomerada, que são organizadas nas tábuas de modo que favoreçam a estabilidade, resistência, durabilidade e conforto do piso.
Essas placas finas de madeira são recobertas com uma camada de madeira nobre que garante seu aspecto natural. Eles ainda recebem camadas de produto que vão proteger a madeira e deixa-la com um aspecto belo para ser comercializada. O piso laminado pode ser instalado sobre um piso antigo, dependendo do material do qual esse seja fabricado. Ele é uma boa opção para quem deseja um piso com isolamento acústico.
Sua instalação requer ferramentas e materiais próprios para o trato com madeira, como serra, pregos, martelo e parafusos. Pode vir com sistema de encaixe ou não, nesse caso é fixado com cola apropriada.
O piso vinílico
Diferentemente do piso laminado o piso vinílico não é fabricado com madeira. Esse tipo de piso recebe apenas uma textura de madeira em sua camada final, mas sua constituição é basicamente PVC, plastificantes, cargas minerais, pigmentos e aditivos, ou seja, não é um produto que contenha matéria prima orgânica como o laminado, mas sim um piso sintético.
O piso vinílico pode ser fabricado em massa única ou então em camadas, mas em ambos os procedimentos não é adotada a madeira em sua fabricação. Ele é resistente, confortável para pisar e ainda é anti-chamas, o que garante segurança para os ambientes. É ideal para pessoas alérgicas e pode ser encontrado no mercado em forma de placas ou mantas. Também pode ser instalado sobre pisos antigos.
Sua instalação é muito rápida e não faz sujeira, porque não exige nenhuma manobra complicada. Muitas vezes algumas pessoas optam por elas mesmas fazerem a instalação desse tipo de piso, em especial quando escolhem a opção de piso vinílico autocolante.
As diferença e semelhanças entre o piso laminado e o vinílico
A diferença mais marcante entre o piso vinílico e piso laminado é o material de fabricação, sendo o laminado em madeira, embora não maciça, e o vinílico um piso sintético. Por ser sintético, o piso vinílico resiste muito mais à umidade e à água do que o piso laminado.
Na instalação existem semelhanças e diferenças, porque ambos podem possuir encaixes ou serem colados, mas somete o laminado pode exigir o uso de serra, martelo e parafuso para ser fixado.
Ambos são confortáveis e duráveis, combinam com qualquer decoração e ainda devem ser instalados apenas em ambientes interiores.
Agora que você já sabe a diferença principal entre ambos, basta escolher aquele que atende melhor a sua necessidade.