Logo ParquetSP
Diferença entre piso vinílico e laminado
 | 

Quem está em busca de um piso ideal para seus ambientes pode ficar com algumas dúvidas sobre a diferença entre piso vinílico e piso laminado. É comum acontecerem confusões quanto às características de cada um dos dois, e muita gente não sabe dizer exatamente o que faz com que sejam diferentes. Então, para que você não se confunda mais, hoje vamos falar sobre as diferenças entre o piso laminado e o vinílico.

Os laminados e os vinílicos

Tanto o piso laminado como os vinílicos possuem caraterísticas que definem todas as linhas que pertencem a cada um deles. Tanto os pisos vinílicos como os pisos laminados podem ter a suas variações de acordo com o fabricante e a linha escolhida.

Essas variações podem ser na forma indicada para instalar, em sua estrutura, o modo como são comercializados e fabricados e ainda a presença ou não de encaixes. Porém, as características principais de cada um deles é que marcam todos os pisos vinílicos e todos os pisos laminados. Vamos falar sobre cada um deles em particular para que você possa compreender exatamente o que difere ambos.

O piso laminado

O laminado é um tipo de piso muito versátil indicado para ambientes interiores. Ele é fabricado com madeira, embora não seja um piso de madeira maciça. O piso laminado é fabricado com camadas de placas finas de madeira compensada ou aglomerada, que são organizadas nas tábuas de modo que favoreçam a estabilidade, resistência, durabilidade e conforto do piso.

Essas placas finas de madeira são recobertas com uma camada de madeira nobre que garante seu aspecto natural. Eles ainda recebem camadas de produto que vão proteger a madeira e deixa-la com um aspecto belo para ser comercializada. O piso laminado pode ser instalado sobre um piso antigo, dependendo do material do qual esse seja fabricado. Ele é uma boa opção para quem deseja um piso com isolamento acústico.

Sua instalação requer ferramentas e materiais próprios para o trato com madeira, como serra, pregos, martelo e parafusos. Pode vir com sistema de encaixe ou não, nesse caso é fixado com cola apropriada.

O piso vinílico

Diferentemente do piso laminado o piso vinílico não é fabricado com madeira. Esse tipo de piso recebe apenas uma textura de madeira em sua camada final, mas sua constituição é basicamente PVC, plastificantes, cargas minerais, pigmentos e aditivos, ou seja, não é um produto que contenha matéria prima orgânica como o laminado, mas sim um piso sintético.

O piso vinílico pode ser fabricado em massa única ou então em camadas, mas em ambos os procedimentos não é adotada a madeira em sua fabricação. Ele é resistente, confortável para pisar e ainda é anti-chamas, o que garante segurança para os ambientes. É ideal para pessoas alérgicas e pode ser encontrado no mercado em forma de placas ou mantas. Também pode ser instalado sobre pisos antigos.

Diferença entre piso vinílico e laminado - ParquetSP

Sua instalação é muito rápida e não faz sujeira, porque não exige nenhuma manobra complicada. Muitas vezes algumas pessoas optam por elas mesmas fazerem a instalação desse tipo de piso, em especial quando escolhem a opção de piso vinílico autocolante.

As diferença e semelhanças entre o piso laminado e o vinílico

A diferença mais marcante entre o piso vinílico e piso laminado é o material de fabricação, sendo o laminado em madeira, embora não maciça, e o vinílico um piso sintético. Por ser sintético, o piso vinílico resiste muito mais à umidade e à água do que o piso laminado.

Na instalação existem semelhanças e diferenças, porque ambos podem possuir encaixes ou serem colados, mas somete o laminado pode exigir o uso de serra, martelo e parafuso para ser fixado.

Ambos são confortáveis e duráveis, combinam com qualquer decoração e ainda devem ser instalados apenas em ambientes interiores.

Agora que você já sabe a diferença principal entre ambos, basta escolher aquele que atende melhor a sua necessidade.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross